PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Autarca ironiza dizendo que vitória de S. Jorge não chega para tirar país da crise

29 Maio, 2013 - 13:54

195

0

Um cavaleiro vestido de São Jorge vai tentar derrotar este domingo um “dragão”, um combate tradicional de Monção, mas a autarquia diz que isso não será suficiente para ajudar o país, como desejou o Presidente da República.

Um cavaleiro vestido de São Jorge vai tentar derrotar este domingo um “dragão”, um combate tradicional de Monção, mas a autarquia diz que isso não será suficiente para ajudar o país, como desejou o Presidente da República.

“Acho que essa intercedência, da vitória de São Jorge, se acontecer, não será suficiente”, ironizou Augusto Domingues, vice-presidente da Câmara de Monção, na apresentação do evento, realizada hoje em Viana do Castelo.

A 15 de maio, de visita oficial a Monção, Cavaco Silva, invocou este “combate” anual entre São Jorge e o “dragão” Coca, que acontecia em Monção no dia do Corpo de Deus e que vai realizar-se este ano no domingo seguinte devido à suspensão daquele feriado.

“Faço votos muitos fortes para que São Jorge, que nos acompanhou ao longo da nossa história nas grande batalhas, seja o vencedor. Porque São Jorge vencedor significa abundância e felicidade. E nós bem precisamos de boas notícias”, disse o Presidente da República em Monção.

É que nesta luta, o “bem” é personificado por São Jorge, um cavaleiro da terra montado num cavalo branco, sendo o “mal” representado pelo dragão, uma estrutura empurrada por cerca de meia dúzia de funcionários da autarquia.

“Bem precisamos que um São Jorge qualquer nos diga que os tempos futuros serão melhores. De mais felicidade, de mais bem-estar para a nossa população”, sublinhou, na ocasião, Cavaco Silva.

“A crise ultrapassa-se com boas políticas e com gestores sérios, que não massacrem só o povo, carregando-nos continuamente com impostos”, atirou, por seu turno, o autarca socialista de Monção.

Pintado de verde e com fumo a sair pelas orelhas, o dragão tem a cabeça móvel e “goelas bem abertas”, fazendo uma figura que por vezes assusta o cavalo e torna a vida difícil ao cavaleiro.

O “bem” só é declarado vencedor se conseguir desferir golpes certeiros na língua e nas orelhas do dragão, mas por vezes o combate dura poucos minutos, dificultado precisamente pelo medo do cavalo.

A população de Monção torce sempre pela vitória de São Jorge, por representar, reza a tradição, boas sementeiras e boas colheitas.

O combate insere-se nas tradicionais festas religiosos do Corpo de Deus, que decorrem em Monção entre 31 de maio e 02 de junho.

Movimenta todos os anos milhares de pessoas e acontecia, até agora, no dia do Corpo de Deus, celebrado numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa, data que este ano se assinala na quinta-feira, 30 de maio.

Contudo, face à suspensão deste feriado religioso, a festividade será “empurrada” a partir de 2013 para o domingo seguinte, pelo que este ano realiza-se a 02 de junho, a partir das 19:00.

Últimas