PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Assunção Cristas garante financiamento para emparcelamento, no máximo, em 2014

7 Julho, 2012 - 12:06

266

1

O emparcelamento das freguesias de Moreira e Barroças e Taias conta com o “total apoio” do Ministério da Agricultura, e terá financiamento garantido no próximo quadro comunitário 2014/2020, como prazo máximo.

O emparcelamento das freguesias de Moreira e Barroças e Taias conta com o “total apoio” do Ministério da Agricultura, e terá financiamento garantido no próximo quadro comunitário 2014/2020, como prazo máximo.

A garantia foi deixada, esta sexta-feira, pela ministra Assunção Cristas durante a cerimónia de inauguração da edição 2012 da Feira do Alvarinho.

Tal como prometido, o autarca local lançou este “último esforço” para salvar o projeto considerado pelos técnicos como “o melhor deste género em Portugal”, o qual a governante subscreveu, realçando que está “no topo das prioridades” do seu ministério.

Quanto ao vinho Alvarinho, Assunção Cristas apelou à união dos produtores, e demonstrou o “total empenho” do governo para o promover no mercado interno e internacional. A ministra realçou que, neste momento, o Alvarinho apenas representa 15 por cento das exportações, alertando que “há muitos caminhos para conquistar”, num incentivo claro à internacionalização.

Recorde-se que tendo em vista uma mudança fundiária para atraiar novos agricultores e culturas agrícolas, o executivo socialista lançou duas candidaturas, a das freguesias de Moreira e Barroças e Taias, já aprovada e considerada pelo Ministério da Agricultura a melhor de Portugal, e a de Pias e Pinheiros, entretanto chumbada.

A continuidade do projeto que recebeu luz verde está pendente por falta de verbas. A autarquia já apresentou três propostas. Uma primeira a custar cerca de 4 milhões de euros, a segunda baixou para 2,5 e a terceira ainda menos, para 1,5ME.

A Câmara Municipal já dispõe de 800 mil euros, mas se não conseguir o restante pode perder um projeto que demorou mais de oito anos a ser aprovado, e ter de devolver as verbas já garantidas.

O autarca monçanense, José Emílio Moreira, aproveitou a presença da ministra na Feira do Alvarinho para solicitar financiamento para o projeto, pedido que foi bem recebido e com perspectivas de se concretizar muito em breve.

Últimas