PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Associação Humanitária dos Bombeiros apaga 110 velas neste domingo

19 Março, 2010 - 17:10

107

0

A Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Monção apaga neste domingo 110 velas de existência. Para assinalar a data, a direcção está a preparar alguns eventos comemorativos.

A Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Monção apaga neste domingo 110 velas de existência. Para assinalar a data, a direcção está a preparar alguns eventos comemorativos. Luís Nunes, presidente da associação explica quais os principais momentos do dia: "De manhã, há uma parte mais simbólica em que dedicamos algum tempo aos que já partiram, com uma romagem ao cemitério e participação na eucarístia. Da parte da tarde, começaremos com a entrada da fanfarra, uma avenção de uma viatura que foi adquirida em 2009 e,. depois, a entrega de placas aos associados, neste caso, quatro, que fazem 50 anos e a bombeiros voluntários, pelo número de anos que já integram o corpo de bombeiros e que merecem também essa distinção, com medalhas de assiduidade". Nas cerimónias, serão também realizados simulacros, de desencarceramento, salvamento e incêndios urbanos, "para que a comunidade veja um pouco do nosso trabalho. E, por fim, para convívio do corpo activo, directores, comando e todos os associados que se queiram juntar, teremos um jantar de confraternização para encerramento das comemorações", adiantou o responsável.
Dos 110 anos de trabalho, Luís Nunes faz um balanço positivo e sublinha a importância da instituição para a comunidade, no que toca ao serviço social, que todos os dias vai prestando. "É uma colectividade indispensável a qualquer município, no nosso ainda mais, porque não dispomos de bombeiros sapadores, nem municipais, são os voluntários que prestam todo o serviço à comunidade e não só em termos de incêndios, urbanos e florestais, mas acidentes, transporte diário de muitas urgências de doentes, para consultas, exames. As pessoas não fazem ideia do grande trabalho que se tem no dia-a-dia", explicou Luís Nunes.
Actualmente, a Associação tem perto de 3500 associados, no corpo activo são quase 60 os bombeiros voluntários, no concelho de Monção. As cerimónias que assinalam a data vão decorrer durante todo o dia. Neste domingo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção faz 110 anos de actividade.

Últimas