PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Arquivo Municipal está mais rico

14 Fevereiro, 2014 - 09:03

138

0

Ao todo são 16 livros com acórdãos, atas das sessões e estatutos, sendo que o documento mais antigo remonta a 1654, e o mais recente é do ano 1938.

O Arquivo Municipal de Vila Nova de Ceveira juntou ao espólio documental elementos históricos da Confraria da Nossa Senhora da Ajuda e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. “Este enriquecimento resulta de um auto de doação, a título pessoal, assinado esta quarta-feira, entre o arquivo e o presidente da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, Constantino João Magalhães Costa”, explica a autarquia em comunicado.
Ao todo são 16 livros com acórdãos, atas das sessões e estatutos, sendo que o documento mais antigo remonta a 1654, e o mais recente é do ano 1938.
Estes fundos vêm, segundo a directora Salomé Oliveira, “enriquecer o património à guarda do arquivo”, aberto a receber documentos públicos, mas também privados, seja a título de doação ou de depósito.
O arquivo quer recolher outros documentos para inventariar, preservar e divulgar, estando acessíveis não só a investigadores, como a todas as pessoas que pretendem visitar e consultar a informação disponibilizada.
Da ‘vida’ documental do arquivo fazem parte fundos da Câmara Municipal, Administração do Concelho, Alfândega, Capitania-Mor das Ordenanças, Corregedor da Comarca, Escola Primária de Candemil, Escola Primária de Nogueira, Junta Escolar de Vila Nova de Cerveira, Liga dos Amigos de Cerveira, Paróquias de Campos, Gondar, Nogueira e Sopo, provedoria do Concelho, Recebedoria do Concelho, Coleções e Serviços Prestados pelo Arquivo.

Últimas