PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 3 e 4 de Novembro

2 Novembro, 2012 - 11:26

172

0

Estamos já em pleno mês de Novembro, às portas de S. Martinho, o que equivalerá a dizer que chegou a altura de começar a debulhar os primeiros ouriços, numa alusão em matéria futebolística às dificuldades e às decisões que por aí começam a surgir em termos de definição de objectivos e metas desportivos. Cada vez surgem mais jogos entre candidatos a determinadas posições, quer mais para o alto, para lugares intermédios ou para os incómodos do fundo, de modo que no final do mês já haverá séries em “desenhos”.

Estamos já em pleno mês de Novembro, às portas de S. Martinho, o que equivalerá a dizer que chegou a altura de começar a debulhar os primeiros ouriços, numa alusão em matéria futebolística às dificuldades e às decisões que por aí começam a surgir em termos de definição de objectivos e metas desportivos. Cada vez surgem mais jogos entre candidatos a determinadas posições, quer mais para o alto, para lugares intermédios ou para os incómodos do fundo, de modo que no final do mês já haverá séries em “desenhos”.

No que reporta ao primeiro destes quatro fins-de-semana importantíssimos, principiemos pelo campeonato nacional, pois é o mais curto e chegará quase a meio no final do mês.
O Desportivo de Monção jogará a “Liga dos últimos”, recebendo o Esposende, titular da lanterna vermelha desde o início da competição e nem a vitória o retirará do perigoso penúltimo lugar, querendo com tal afirmar que qualquer outro resultado significará a entrada nos domínios dum irremediável destino, considerando mesmo que uma derrota equivalerá à troca de posições entre os contendores. Contas tão clarinhas que caso não averbem os três pontos, poderão vir a dispensar o uso de calculadoras.
Por seu turno, o Melgacense, num momento em que atingiu o mínimo exigido, com a entrada nos seis primeiros, volta a jogar em casa recebendo o mais recente carrasco dos monçanenses – Santa Maria – e não pode desperdiçar a oportunidade soberana de amealhar mais três pontos, não só para se manter nesses domínios, senão para se aproximar da dianteira em face dos confrontos entre equipas situadas nesse plano.
Os outros dois conjuntos distritais terão actuações em circunstâncias diferentes: sobre o Vianense impende a obrigatoriedade de ganhar, pois recebe o Marinhas, ao passo que o Ponte da Barca tem viagem até terras de Lanhoso para discutir o encontro com a Maria da Fonte, equipa em algum alvoroço, mas moralizada pelo destronar do ex-líder Ronfe no terreno deste adversário.
Expectativa em alto para o confronto entre os dois primeiros, com o líder Bragança a receber o Ronfe e a dispor de soberana oportunidade para se distanciar, em caso de vitória, ou lançar confusão na tabela com outro resultado, mormente o empate ou a vitória forasteira. Idêntico interesse para o embate entre Merelinense e Taipas, separados por um ponto na tabela.

Descendo para os Distritais, na Honra, o cartaz de referência acontecerá no Rafael Pedreira, com o dérbi entre o Cerveira e o Valenciano, imediatamente a seguir à folga dos anfitriões e antes do descanso dos visitantes. Todavia, os da vila das artes tiveram trabalho, embora sem necessidade de aplicação máxima, nesta Quinta-feira, com o apuramento para a final da Taça de Honra, tendo vencido, folgadamente, em Lanheses. Ambos com nove pontos, tratando-se de um dérbi especial, registando que os últimos confrontos de cada um tiveram o mesmo adversário, ao qual marcaram muitos golos, e também na perspectiva de cada um dos técnicos, estaremos perante um jogo de tripla, em que um empate não será de descurar bem como a vitória pendente para qualquer dos lados. Mas o melhor é aguardar pela tarde de Domingo e para quem puder… rumar ao Rafael Pedreira.
Continuando pelo Vale, o Courense, no estatuto de vice-líder, receberá o Vila Franca, a equipa sensação das duas últimas rondas, mas os de Paredes de Coura não quererão enjeitar quer o factor casa, quer a oportunidade de poder aspirar mesmo ao topo da tabela, para o que contarão com a colaboração do Campos, motivado pelos bons resultados dos últimos encontros, que visitará o líder Moreira do Lima, a única equipa a quem falta infligir uma derrota. Serão os do 1º de Janeiro, embora sem “vinagre”, capazes de tal feito? Já que estamos em plena época dos Santos, cultivemos a esperança e acreditemos.
Relativamente aos quatro encontros restantes, com os oito emblemas todos situados na metade inferior da tabela, focamos o candidato Neves, com elevada percentagem de favoritismo na recepção ao Paçô, bem como o embate entre duas equipas empatadas na tabela – Castelense e Távora – podendo, neste caso, o factor casa ser motivo para algum desequilíbrio no marcador.
Em terras limianas, teremos um duelo de vizinhança, com a equipa desilusão, até ao momento, o Correlhã a receber os de frente, das Lagoas de Bertiandos, separados pelo rio Lima e por um escasso ponto, nos penúltimo e antepenúltimo lugares. E, finalmente, a lanterna vermelha Lanheses, cilindrada ontem por seis a um, em casa, frente ao Cerveira, receberá os de Vitorino de Piães, também em luta pelo objectivo de evitar os lugares do fundo. Dúvida relativamente a este encontro, além do resultado final, a presença ou não de Domingos Morais na orientação da equipa anfitriã, já que deixou esse aspecto à consideração da Direcção, no final do encontro desta Quinta-feira. Tudo para conferir na tarde de Domingo, onde apenas não jogará o Vila Fria, ainda a saborear a presença na final da Taça de Honra, ontem alcançada à custa dos Piães.

Se os lugares cimeiros na Divisão de Honra passam pela decisão com equipas Vale do Minho, o mesmo se passará na outra divisão distrital. O líder Darquense, que só sabe ganhar até ao momento, vem até Messegães testar a capacidade da equipa do Raianos, onde veremos se os comandados de Vítor Alves conseguem travar o líder ou se esta equipa continuará a “passear” pela competição, facto que poderá iniciar alguma desmotivação ou perda de expectativa aos monçanenses.
Em espreita de continuidade de manutenção no pódio estará o Ancorense que vem também a terras de Deuladeu, neste caso ao Gadanha, para dificultar a tarefa do Moreira no objectivo de conquistar o primeiro ponto da época. Será à sexta jornada que o Moreira começará a averbar pontos? Eis uma das grandes incógnitas para a tarde de Domingo.
No pódio continuará a “prata” Castanheira, pese a deslocação ao Fachense, tentando conquistar mais uma vitória e ficando à espera do solidariedade total dos “conterrâneos” do Vale para poder chegar ao lugar mais alto.
Mais quatro partidas, sempre importantes, destacando o bom momento do Lanhelas, comandante do pelotão fora do pódio, que se desloca ao lanterna vermelha Chafé, mas cautela pois a equipa de Marco Alexandre estará confiante no início da escalda pela tabela acima. Os Arcos receberão os de Arcozelo, em igualdade pontual, os de Gandra o Perre, qualquer deles em busca de melhores prestações, para terminarmos com o confronto limiano entre as Águias e os Donas, num dérbi à sua dimensão.

O verdadeiro Limianos tem mais uma oportunidade de ouro para continuar invicto, já que defrontará em sua casa o último classificado – Joane, podendo com a vitória esperada não apenas manter-se nos lugares cimeiros senão mesmo atingir o pódio, donde dista dois escassos pontos.
Entre os ditos grandes ou maiores, o dragão tem hoje honras de abertura, recebendo o europeu madeirense, enquanto o seu “parceiro” de liderança entrará amanhã à noite em cena para se defender dos conquistadores vimaranenses, concedendo-se boa dose de favoritismo a ambos para a continuidade do mano a mano por mais uma ou duas semanas. Os arsenalistas terão a tarefa de “depenar” o galo da vizinha cidade de Barcelos, com algumas penas muito duras de sacar e o leão vai de abalada a Setúbal onde o esperam um moscatel ácido e umas laranjas azedas, residindo o interesse na expectativa de saber até que ponto Vercauteren terá habilidade suficiente para tornear as dificuldades. Diremos mesmo que a emoção maior ficará para este encontro de encerramento da jornada, a fim de constatar o valor do renovado Sporting.

Para tirar todas estas dúvidas e transformá-las em certezas, já sabe como fazer: ligar um dos emissores da “sua” Rádio, na tarde de Domingo ou no dia imediato para o “Prolongamento”.

Últimas