PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 27 a 29 de Abril.

27 Abril, 2012 - 10:35

209

0

É chegada a hora da verdade. Não haverá tempo para mais hesitações e indefinições. Aliás, este fim-de-semana até já poderá trazer algumas decisões das muitas que ainda estão em aberto.

É chegada a hora da verdade. Não haverá tempo para mais hesitações e indefinições. Aliás, este fim-de-semana até já poderá trazer algumas decisões das muitas que ainda estão em aberto.
Antes de entrar na antevisão dos jogos que aí vão chegar, uma retrospectiva do meio da semana, para salientar esse grande dérbi de Iniciados entre Valenciano e Moreira para apuramento dum deles à fase final, juntamente com o Vianense. Foi pena não haver lugar para ambos, mas só um poderia passar. A sorte da lotaria das penalidades sorriu ao Moreira, após um grande jogo e empate a quatro golos, sempre com incerteza e alternância no marcador. Parabéns, logicamente, ao Moreira, mas não poderemos deixar de enaltecer também a brilhante participação do Valenciano, dois emblemas que engrandeceram, desportivamente, o Vale do Minho.

Olhemos em frente, a começar pelo nacional da III divisão. O Melgacense é anfitrião do Fão e é obrigado a vencer, desde logo porque joga em casa e também porque será o seu penúltimo jogo nessa condição, imediatamente antes de duas deslocações muito difíceis. A situação pontual do clube não lhe permite pensar sequer noutro resultado. Até porque é altura da Feira do Alvarinho, haja golos para festejar com o precioso néctar!
O Cerveira desloca-se a Amares e ao contrário dos homens da terra de Inês Negra farão a sua penúltima saída, dispondo depois de três rondas em sua casa. Todavia, só a vitória parece servir aos comandados de Aníbal Ferreira, pelo que poderemos considerar o jogo extremamente decisivo e vital para os cerveirenses. Um empate, quando muito, servirá para prolongar uma agonia profunda. Ânimo.
Para completar este cenário de expectativas, duelo concelhio entre Marinhas e Esposende, com desfecho imprevisível, mas poderá dar garantias de salvação aos da sede do concelho, vencendo, mesmo empatando, ou lançando ainda mais confusão a vitória dos caseiros.
Uma última grande cartada terá o Vianense, na esperança de subida, com a necessidade de ganhar em Vila Verde, agradecendo e desejando ainda uma surpresa de vitória visitante oi empate entre “Marias”, ficando três em luta tremenda por um único lugar, mais firmado se o líder Joane ganhar, como é crível, ao Bragança.

Neves/Ponte da Barca é o jogo da jornada na Divisão de Honra! E, neste momento, poderemos dizer que é mesmo o jogo do campeonato. O que ganhar rasga os horizontes do caminho ao título! Mas pode não bastar ao Barca. Se o Neves vencer, será quase impossível não ser campeão bastando-lhe depois ganhar o jogo em sua casa frente à lanterna Ancorense. Matemática mais fácil não existe. Se a vitória sorrir à Barca, atenção que um grande beneficiado até poderá ser o Courense! É que se chegarem ambos empatados ao final, os courenses serão campeões. E porque não admitir um empate? É uma das grandes hipóteses. Se esse resultado se verificar, então a confusão poderá ser enorme e entrarem nela Courense e mesmo Desportivo de Monção. Ou sermos mesmo forçados a uma grande final entre os contendores de Domingo! Que importância enorme assume o encontro!
À espreita, estarão o Courense, anfitrião do Castelense ou em menor grau de hipóteses o Desportivo de Monção, em visita ao dificílimo campo do Vitorino de Piães, sempre dependentes do resultado do duelo anteriormente falado, mas talvez só o empate lhes possa trazer alguma esperança.
O Valenciano, em lugar modesto, cumpre calendário num jogo em que nem o adversário se encontrará motivado, pois o Ancorense já está despromovido. Duelo de “fogo” deverá ser o Távora/Vila Franca, com o espectro da descida no horizonte, ou ainda a prova real do Darquense no terreno do tranquilo Lanheses. Interessante, pela inexistência de pressão, poderá ser o dérbi Correlhã/Moreira do Lima.

Descendo à I Divisão, o Campos só pode vencer se quiser manter a aspiração à subida. Não o conseguindo, ou mesmo empatando com o Paçô, poderá ver o Bertiandos a fazê-lo antecipadamente, se vencer em Gandra, gorando-se uma das duas vagas disponíveis, por enquanto, pois será muito difícil abrir-se a terceira. Depois, poderia também o Vila Fria, que se desloca a Arcozelo, ganhar seis pontos de avanço, na “véspera” da sua recepção aos do 1º de Janeiro. Sem mais delongas, para o Campos ou vitória… ou dificilmente consegue a subida. Mãos à obra, pois.
No Torneio e na série do Vale, tudo agora gira à volta do Lanhelas, único a depender apenas de si próprio, que tem deslocação à lanterna vermelha, Moledense. À espera de eventual escorregadela vão estar o Castanheira, anfitrião do Fachense ou os intervenientes no dérbi monçanense – Raianos e Moreira – no quarto duelo da época, desta vez no Areal, como “tira teimas” após uma vitória para cada lado e um empate.
Na outra série, Perre e Caminha são o par da dianteira e ambos se deslocam a terrenos de adversários potencialmente menos cotados, como sejam Vitorino das Donas e Proselense, respectivamente, com o Chafé em Águias do Souto à espera de surpresas nos outros jogos.

E o fim-de-semana só não é mais “pesado” em termos de expectativas, pois o Longos Vales já aliviou o stress na semana passada, com a conquista do título, deslocando-se a Cabaços com toda a tranquilidade, mas no pensamento que ao campeão não fica bem terminar a prova sem uma vitória. Já o Estrela recebe o Adecas e deverá lutar pelos três pontos esperando que o Deucriste, apesar de jogar em casa perante o Gárcea, não vença e caia no lugar mais fundo da tabela em troca com as estrelinhas.

Pedir mais para o próximo fim-de-semana, com o profissional também ao rubro com dragões e águias na expectativa que o outro caia, podendo haver festa rija ou adensar o nervosismo, torna-se impossível. Como sempre, conte connosco e saiba a agenda completa de eventos, nesta Sexta-feira, a partir das 21 horas, em “Primeira Mão”, e acompanhe-nos na “TARDE DESPORTIVA”, no ar a partir das 15.10 horas de Domingo.
Depois das emoções de Domingo, esteja atento ao rescaldo na tarde ou noite de Segunda-feira, no “Prolongamento” ou nos “Tamanhos da Bola”, no dia imediato.

Últimas