PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 26 a 27 de Maio

25 Maio, 2012 - 10:53

184

0

E agora vamos lá à Taça.
Campeonatos praticamente concluídos ou sem grandes decisões para tomar, o fim-de-semana que por aí vai chegar trará consigo as grandes emoções da Taça Associação de Viana do Castelo. Desportivo de Monção e Ponte da Barca vão entrar em cena, no Estádio 15 de Agosto, em Lanheses, para cada qual tentar erguer o “caneco”.

E agora vamos lá à Taça.
Campeonatos praticamente concluídos ou sem grandes decisões para tomar, o fim-de-semana que por aí vai chegar trará consigo as grandes emoções da Taça Associação de Viana do Castelo. Desportivo de Monção e Ponte da Barca vão entrar em cena, no Estádio 15 de Agosto, em Lanheses, para cada qual tentar erguer o “caneco”.
Taça é sempre Taça e os jogos de taça são sempre diferentes, costuma-se dizer-se em todos os meandros desportivos. Ninguém mais que o Desportivo de Monção anseia pela concretização desta máxima, atenta a prestação de ambos os finalistas no que concerne à época desportiva a findar.
Independentemente da razoável prestação dos monçanenses, que terminaram num quarto lugar da prova, depois de terem estado irremediavelmente afastados do topo, mercê duma série de seis empates consecutivos, os da terra de Deuladeu acabaram quase em luta pelo título, graças a uma série de bons resultados. Acontece que perante o seu adversário da final, o Desportivo teve a pior prestação, desde logo porque foi com a única equipa que averbou derrotas em ambos os jogos do campeonato. Perdeu na primeira volta, no Manuel Lima, por dois a zero e foi goelado no jogo do título, há quinze dias, por claros quatro a um.
Para adensar esta “sombra”, tem em seu desfavor o facto de jogar a final em sintético, aspecto de que poderá extrair mais chances o seu adversário, e competir bem mais distante de casa que o rival barquense.
Porém, a motivação parece ser enorme, atento o facto de os monçanenses nunca terem conquistado este troféu, aliados às boas prestações efectuadas, de que o encontro na Barca terá sido excepção ou “um frete”, como foi acusado por um técnico de outra equipa.
Seja como for, Domingo, à tarde, em Lanheses, terá lugar um dos jogos mais importantes de toda a época, entre o campeão Ponte da Barca, e o Desportivo de Monção, ambos altamente empenhados na conquista da Taça, para entrarem na História. O primeiro para tentar o que seria a primeira “dobradinha”; os segundos, pela primeira vitória na competição.

Noutro âmbito, mas no mesmo sistema, o Longos Vales já fez história ao entrar na fase nacional da competição do Inatel, mas quer ir acrescentando marcos com o atingir de metas cada vez mais próximas do final. Para já, está garantida a sua presença entre os oito melhores do país, ao atingir os quartos-de-final da prova, após a eliminação de Penajóia, de Viseu, e Leões do Monte, de Aveiro. Ora, esses dois encontros anteriores decorreram no campo Santo António, em sua casa, pelo que se trata, nesta fase, da primeira saída.
O jogo desta terceira eliminatória decorrerá em S.João de Ver, perante a equipa do Lavandeira, que se sagrou campeã da Delegação de Aveiro. Tarefa difícil, certamente, pelo valor do adversário, pela relva natural do campo que vão encontrar e, no dizer dos seus anteriores adversários, pelas dimensões maiores do rectângulo de jogos. É chegada a altura do Longos Vales desmontar essas teorias e provar o seu real valor. Duma coisa poderão estar certos: só a distância é que os coloca a jogar fora, pois pelo ambiente que está ser preparado pelos seus apoiantes, vai sentir-se verdadeiramente em casa.

Deixando as Taças, eis o campeonato nacional da III Divisão a despedir-se naquele que parece ser o último ano de competição normal. Deixemos, por agora, os imbróglios que a edição da próxima época promete e fixemo-nos na derradeira jornada.
Na fase de permanência e descidas, cumprir-se-á calendário pois já tudo está definido, com a manutenção assegurada pelo Melgacense e a “despedida” do Cerveira. Curiosamente terminam num dérbi, no Rafael Pedreira, com a única motivação de conseguir o Cerveira manter-se na posição actual e evitar a lanterna vermelha.
Na fase de subidas, jogo escaldante será o Santa Maria/Vilaverdense. Separados por um ponto, o que ganhar subirá ao lado do Joane, que luta apenas pelo título de campeão, em Viana do Castelo, garantida que está a subida. Se eventualmente se registar empate nas Devesas, o Bragança, em caso de vitória nos Moinhos Novos, perante Maria da Fonte, fará a festa. Há campeonato garantido até ao último apito.

Para completar este período já quase a entrar pelo defeso, pequenas decisões entre as camadas jovens marcarão também o fim-de-semana em que a actividade desportiva quase vai cessar para dar lugar a férias.
Porém, o exposto em matéria relativa a seniores, justifica a grande “Tarde Desportiva”, como habitualmente no ar a partir das 16 de Domingo. Antes disso, em despedida também, saiba a agenda completa de eventos, nesta Sexta-feira, a partir das 21 horas, em “Primeira Mão”.
Depois das emoções de Domingo, esteja atento ao rescaldo na tarde ou noite de Segunda-feira, no “Prolongamento” ou nos “Tamanhos da Bola”, no dia imediato, sendo que este último fará também a sua despedida.

Últimas