PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 25 e 26 de Maio

25 Maio, 2013 - 07:54

329

0

É claro que o fim-de-semana que está por aí a chegar não nos vai trazer as cargas emocionais, pelo menos em quantidade, como o passado. O anterior ficou caracterizado por um número considerável de decisões e com vários títulos entregues.
O actual, com os campeonatos distritais em paragem, terá como ponto alto a disputa da final da Taça de Portugal, a considerada “festa do futebol” no Estádio Nacional.

É claro que o fim-de-semana que está por aí a chegar não nos vai trazer as cargas emocionais, pelo menos em quantidade, como o passado. O anterior ficou caracterizado por um número considerável de decisões e com vários títulos entregues.
O actual, com os campeonatos distritais em paragem, terá como ponto alto a disputa da final da Taça de Portugal, a considerada “festa do futebol” no Estádio Nacional. Benfica e Guimarães vão colocar-se frente a frente pela disputa do último título de impacto colectivo. A águia parte como favorita e terá a derradeira oportunidade de ganhar um título, mas os conquistadores também querem entrar na história com a verdadeira conquista do troféu. Não será necessário repetir todos os sofismas a propósito de encontros desta natureza, senão aguardar pelo desfecho da partida, convictos de que uma eventual vitória dos minhotos constituiria a reconstrução do “calvário” para Jesus.

Por via da Taça, o nacional da III divisão, em penúltima jornada, é antecipado para Sábado e tudo poderá ficar decidido, bastando para tanto, única e simplesmente, que Santa Maria não permita o triunfo do Ronfe, seu adversário. Se tal se verificar, ou seja, se o Ronfe não conseguir melhor que um empate caseiro frente à equipa de Galegos, confirmar-se-ão as promoções de Bragança, Vianense e Santa Maria, independentemente da ordenação final.
Consumada já a promoção do Bragança, a equipa nordestina pensará no título e para materializar essa ideia quererá ganhar o encontro caseiro perante o despromovido Taipas, enquanto o Vianense também poderá, por si só, adquirir o estatuto de promovido em caso de vitória caseira sobre o vizinho e também já despromovido Marinhas. Será intenção do Vianense festejar perante o seu público a sua continuidade pelos nacionais e não protelar para uma derradeira ronda, que só aconteceria em caso dum seu desaire total e simultaneamente derrota de Santa Maria, o que acarretaria um duelo de nervos, entre ambos, na última ronda. Estaremos, certamente, em consonância, na dificuldade de se registarem ambos os aspectos, pelo que, provavelmente, este assunto ficará arrumado.
Na série dos últimos, jogarão os extremos, com a Maria da Fonte, possuidora já do bilhete para a Taça de Portugal, a confirmar o primeiro lugar, antevendo-se uma vitória mais ou menos fácil e com números altos perante a fragilizada turma dos jovens melgacenses, definitivamente relegados para a lanterna vermelha.
O Desportivo de Monção vai jogar na Ponte da Barca, apenas em mero cumprimento de calendário sem qualquer objectivo em aberto, restando colocar no encontro a dignidade e o melhor empenho possível. Por sua vez, Merelinense e Esposende fecharão a jornada, bastando aos anfitriões a conquista dum ponto para segurar o bilhete disponível na Taça de Portugal, mas não esquecendo que a equipa esposendense pode adiar a questão caso triunfe no João Soares Vieira.

Já mencionámos a paragem dos campeonatos distritais, agora que estamos a duas jornadas do seu término, mas disputar-se-ão dois jogos, um de cada competição. No que concerne à Honra, a jogar no Domingo, teremos o Vitorino de Piães/ Vila Franca, em atraso da passada semana motivado pela presença dos limianos em França, um encontro entre conjuntos absolutamente tranquilos e com postos garantidos: os anfitriões a meio da tabela, confortavelmente instalados sem correr riscos alguns; a equipa da terra das rosas com a lanterna vermelha também sua propriedade.
No Sábado terá lugar um jogo da I Divisão, por antecipação à última ronda, opondo o Fachense às Águias do Souto, num duelo de contornos semelhantes ao jogo da Honra, apenas com a diferença entre o último lugar do Vila Franca e o penúltimo da equipa de Rebordões (Souto). No Domingo seguinte, aí será bem diferente.

Por aqui ficamos a nível de futebol de seniores, mas o fim-de-semana será também de grande interesse e importância pelas camadas jovens distritais.
O campeonato de Juniores terá a grande final na manhã de Sábado, no confronto entre Vianense e Barroselas, espaçados por um ponto, com vantagem da equipa anfitriã, que garantirá a coroa de louros em caso de triunfo, prolongando-se a decisão final para a derradeira ronda com outro resultado, sendo que o empate continuará favorável aos locais, sendo a vitória o único resultado a interessar ao Barroselas, que lhe permitiria a coroação em sua casa na última partida.
No que respeita a Iniciados, é mais que provável que a final da manhã de Domingo traga a consagração do Limianos como campeão distrital e lhe atribua o direito de participar no nacional em próxima época. A três jornadas do final, um só ponto é mais que suficiente para a equipa limiana garantir o título perante a Perspectiva. Os dados apontam nesse sentido, pois nesta fase o Limianos somou por vitórias os sete jogos já disputados.
Finalmente a competição de Juvenis. Independentemente dos resultados, não haverá campeão nesta antepenúltima ronda, mas o jogo Cerveira/Limianos assume contornos de extrema importância para o desfecho da prova, concretamente para a equipa da vila das artes que, após a derrota passada, se sente na obrigação de triunfar para manter viva a esperança no título. O Ponte da Barca/Vianense também não deixa de contribuir com a sua dose de interesse, pelo que a antepenúltima jornada deixa antever uma recta final de muito equilíbrio e expectativa, contrariamente aos Iniciados.

Em fim-de-semana especial em matéria desportiva, com festa do futebol na tarde de Domingo, haverá, obrigatoriamente, emissão especial, com a antecipação da tarde desportiva para Sábado, deixando-nos liberto o Domingo para podermos desfrutar das emoções da final da Taça de Portugal. Todavia, manter-se-ão os restantes e habituais programas.

Últimas