PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 22 e 23 de Dezembro

21 Dezembro, 2012 - 15:26

250

0

Em vésperas de Natal, ficaremos pelo nosso futebol a nível mais caseiro, sem as disputas dos grandes duelos que provocam mais celeuma e ansiedades em tons elevados. Mas nem por isso o interesse será diminuto, agora que a principal competição distrital está ao rubro e mais animada que nunca e com quatro dérbis concelhios. Capricho do sorteio para esta familiaridade em quadra natalícia.

Em vésperas de Natal, ficaremos pelo nosso futebol a nível mais caseiro, sem as disputas dos grandes duelos que provocam mais celeuma e ansiedades em tons elevados. Mas nem por isso o interesse será diminuto, agora que a principal competição distrital está ao rubro e mais animada que nunca e com quatro dérbis concelhios. Capricho do sorteio para esta familiaridade em quadra natalícia.
Para nós, “equipa” Vale do Minho, o prato principal desta Consoada, em termos desportivos, será servido no Rafael Pedreira, no dérbi entre a equipa local, o Cerveira, e seus vizinhos e rivais de Campos. É de há muito conhecida a rivalidade sadia dos confrontos entre estas duas colectividades cerveirenses, mas o presente encontro tem um ingrediente com sabor especial: encontrarem-se muito próximas na tabela classificativa, a ponto de se poderem emparelhar, em caso de triunfo dos forasteiros. E se a um dérbi, por norma, se atribui quase sempre um resultado imprevisível, a este aplica-se, com mais propriedade, essa incógnita. Expectativa para sabermos neste jogo, autêntico “bolo-rei” da ronda, a quem sairá a fava!
No trio da liderança, onde se incluem os dois restantes conjuntos da nossa área de abrangência, perspectivam-se tarefas menos complicadas para Valenciano e Neves, pois jogarão nos seus redutos, em contraste com o Courense que se desloca a um recinto onde os adversários não costumam ter vida facilitada. Os courenses, surpreendidos no passado Domingo pela Correlhã, terão missão difícil no Beira-Mar para tentar não descolar dos seus pares, sendo, para tal, obrigados a vencer o Castelense, de Necas Lima. Já o Valenciano será anfitrião da lanterna vermelha, Vila Franca, sendo claramente favorito à conquista dos três pontos, enquanto ao Neves caberá receber o Moreira de Lima, que já foi a grande sensação da prova, mas parece ter entrado em fase menos proveitosa, tudo apontando para que o actual comandante não desperdice esta oportunidade de comer as tostas instalado no lugar mais cómodo da poltrona pontual.
Faltam apontar três encontros, curiosamente mais três dérbis concelhios, por terras de Viana, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez. O facto de se tratar de dérbis concelhios, só por si já justifica a expectativa e as emoções dos encontros; aliando-lhes à vizinhança geográfica (pelo menos a dois) também a pontual, estará justificada a importância dos mesmos. Por terras de Viana, Lanheses e Vila Fria espreitam a junção ou o afastamento dos visitantes, pois são três os pontos de divergência; por terras limianas, Vitorino de Piães e Bertiandos, separados apenas por um, travam um duelo empolgante; finalmente, por terras de Valdevez, o Paçô/Távora é aquele em que os dois conjuntos se encontram mais distanciados, mas onde a expectativa não será menor.
De fora, estará a Correlhã, o que poderia ser um “prémio” em descanso pela vitória com que destronou os courenses, não fosse o poder descer uns furos abaixo dum honroso salto dado na semana passada.

Pelo segundo escalão, o trio Vale do Minho não terá despesas de deslocação na antevéspera de Natal, o que já de per si é muito bom, bem melhor, quiçá, que os adversários com quem medirão forças. A “fava”, se atendermos às posições, caberá ao Moreira, visitado pelo Lanhelas, equipa que tem agora o segundo lugar em risco após o empate caseiro cedido perante Raianos. Uma jornada dupla sem uma vitória não estará nas perspectivas dos lanhelenses, já que a isso nem estarão habituados, mas também não entrará nos horizontes do Moreira desperdiçar pontos em sua casa, sobretudo em sequência a derrota: eis argumentos válidos para a importância deste jogo na Tomada.
O Raianos será anfitrião do Caminha, seu parceiro do quarteto de equipas com catorze pontos, antevendo-se um encontro equilibrado, devendo os monçanenses extrair as vantagens que o factor casa poderá proporcionar. Já o Castanheira medirá forças com o Vitorino das Donas e poderá assumir favoritismos atentos os percursos antecedentes das equipas em casa e extra muros, respectivamente, pois os locais habitualmente ganham em casa e os visitantes raramente o conseguem nessa qualidade.
O Líder Darquense, além de ter garantias de manutenção desse estatuto, certamente reforçará a posição através da undécima vitória na recepção ao Arcozelo e esperará mesmo auxílio do Moreira para se se distanciar, ajuda que espera também o seu mais recente adversário, o Perre, em busca da vice-liderança, que só conseguirá em dupla hipótese: a tal ajuda extra e a sua vitória nos vizinhos de Âncora, equipa que tem andado aos altos e baixos no que já vai de época desportiva.
Nos dois encontros restantes, teremos deslocação difícil do Chafé até ao campo da Arcela, para defrontar um Fachense que se mostra aguerrido e complicado no seu terreno, e a “liga dos últimos” entre as Águias do Souto e os conterrâneos de S. Martinho de Gandra, cada qual na tentativa de deixar a cauda ao adversário.
Quem não vai pontuar é o novo Atlético dos Arcos, correndo riscos de descer alguns degraus, adensando mais o pouco brilho da época.

Uma última referência, de nível nacional, pois prosseguirá a II divisão, com um jogo de alto gabarito em terras transmontanas: um Mirandela/Limianos, que poderá provocar alteração na liderança da prova, se os limarenses tragarem as alheiras, ainda que em aperitivo ao bacalhau. Quem sabe se em véspera de Natal não teremos Reis antecipados com os limianos em posse da “coroa”?

E pronto. Mesmo em tempo de Natal muitas emoções desportivas em vésperas de Consoada. Resta-nos aguardar as “prendas” que venham a ser distribuídas pelos clubes. Para as certificar, sintonize-nos na tarde de Domingo. Quanto ao rescaldo, para desfrutar duma Consoada e dum Natal em tranquilidade e sem essa preocupação, fá-lo-emos na Quarta-feira.
Reiteramos os Votos de Santo e Feliz Natal.

Últimas