PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 21 a 22 de Abril.

20 Abril, 2012 - 10:55

217

0

O futebol profissional a nível de campeonatos estará de regresso após a pausa ditada pela final da Taça de Liga, com a entrada nas derradeiras quatro jornadas, ainda que sob ameaça de paralisação por banda de muitos clubes e sob o signo de outras polémicas, já tradicionais, sem as quais não daria a ideia de estarmos perante futebol português.

O futebol profissional a nível de campeonatos estará de regresso após a pausa ditada pela final da Taça de Liga, com a entrada nas derradeiras quatro jornadas, ainda que sob ameaça de paralisação por banda de muitos clubes e sob o signo de outras polémicas, já tradicionais, sem as quais não daria a ideia de estarmos perante futebol português.
Independentemente de uma ou outras, após a conjugação de resultados em pleno período de Páscoa, o Porto tem o título à sua mercê e, teoricamente, o encontro mais fácil da ronda comparativamente à concorrência de águias e arsenalistas. Os dragões recebem o Beira-Mar, ao princípio da noite deste Sábado, e à entrada em campo já saberão o desempenho dos encarnados, que a meio da tarde recebem o Marítimo, bem como do Braga que abre a jornada, esta noite, na capital do móvel. Sejam quais forem os desfechos, ainda não haverá “fumo branco” no final da ronda, podendo manterem-se as diferenças, continuando tudo na mesma, que seria mais favorável aos portitas com menos uma ronda por disputar, ou estes ficarem mais à vontade, com uma vitória sua contrária à dos outros ou maior expectativas se os dragões não amealharem os três pontos.

Nós, por cá, teremos redução de provas, com a última pausa na Honra e na I Divisão, antes de fechar as contas, em definitivo. Prossegue, no entanto, o Torneio rumo às três derradeiras rondas. Na série “Vale do Minho”, o Castanheira, que leva vantagem para acesso à final, tem deslocação a Lanhelas e não quererá deixar passar a oportunidade de segurar a dianteira, situação que, a confirmar, retiraria as esperanças e hipóteses ao adversário. Já o Moreira, relançado após a goleada do passado Domingo na espreita por atingir a final, tem deslocação à Facha e quererá vencer, também pensando na hipótese de discutir o desfecho final nos confrontos com os outros emblemas do Vale. Finalmente o Raianos, o único do trio a jogar em sua casa, será anfitrião do Moledense e reúne enorme dose de favoritismo para ganhar e se manter na luta pelo primeiro posto, se bem que, curiosamente, é o único que depende de terceiros para poder chegar a tal lugar.

Ao contrário da pausa no principal campeonato distrital, assistiremos ao pino do nacional da III divisão, com um dérbi sempre apetecido, mas, desta vez, rodeado de mais expectativa, dificuldades, dúvidas e incertezas que outro qualquer momento.
Melgacense e Cerveira encontrar-se-ão no Monte do Prado, num momento de muita aflição para os visitantes e bastante ansiedade para os visitados, ou seja, num período em que o jogo deveria valer pelo menos seis pontos, cabendo três a cada um.
A situação já é complicada para ambos e em face do resultado poderá ficar ainda mais complicada. Já imaginámos muita gente a questionar qual seria o melhor resultado para ambos. Ninguém, em posição neutral, como a nossa, conseguirá ter resposta, porque a mais vantajosa seria a vitória de ambos. Mas tal não é possível. Por isso, poderíamos ficar pelo empate? E para ninguém se chatear, empate agora e no jogo da segunda volta? Talvez não seja também o melhor, já que, no mínimo, as duas equipas acabariam por perder um ponto cada, em momento em que todos poderão ser poucos. Deduzir desta teoria que deveria ganhar uma delas? E se isso não servir a uma nem a outra? Pois bem, se a situação actual se verificasse à disputa da última jornada, talvez pudéssemos apostar na vitória dum lado, de modo a tentar salvar ao menos um, pois o outro não teria hipóteses. Assim, resta-nos o único desejo possível: que seja um verdadeiro dérbi, que nós cá estaremos para o seguir e divulgar.
Já agora, talvez não desgostássemos dum empate entre Amares/Marinhas, de modo a ambos perderem pontos e não se afastarem e por que não uma vitória caseira no dérbi entre Esposende e Fão, de modo a tentar já a “condenação” dos fangueiros em vez de embrulhar mais a confusão.
Deslocação dificílima do Vianense ao campo do novo líder, Joane e embate entre os vizinhos Vilaverdense/Santa Maria são os encontros mais interessantes na luta pela subida, pois o Bragança/Maria Fonte cheira mais a “cumprir calendário”.

E haverá também Inatel, com a penúltima ronda e dois candidatos ao título. O Anais “despede-se”, em sua casa, frente ao Calheiros, mas uma provável vitória poderá deixar tudo ainda em aberto até à ronda final, onde, certamente, jogará por fora no apoio aos vizinhos de Cabaços, que serão anfitriões do Longos Vales, em busca do título, se ganhar o jogo deste Domingo.
Os sanjoaninos receberão o Deucriste, equipa situada no modesto penúltimo lugar, e sentem a obrigação de ganhar para discutir o título, que até o poderão festejar se houver ajuda do Calheiros ou adiar a festa por oito dias, até Cabaços. Há ainda uma motivação extra para os comandados de Fernando Guedes: um resultado positivo garante-lhes, desde logo, o apuramento para a fase nacional da prova e servirá também de solidariedade ao Estrela de Monção para poder descolar de lanterna vermelha, em caso de vitória em Gárcea, onde se desloca. Uma grande jornada em perspectiva.

Uma palavra final à formação onde Moreira e Valenciano tentarão apurar-se para a fase final de Iniciados, apenas o conseguindo um deles, ou disputarão uma finalíssima em caso de vitória de ambos. Em futebol de sete, jogo decisivo para o título de Infantis, em Lanheses, entre a equipa local e o Desportivo de Monção, empatados, única equipa “Vale do Minho” em condições de conquistar um título na modalidade.

Como sempre, conte connosco e saiba a agenda completa de eventos, nesta Sexta-feira, a partir das 21 horas, em “Primeira Mão”, onde terá também a informação sobre o resultado do sorteio das meias-finais da Taça e acompanhe-nos na “TARDE DESPORTIVA”, no ar a partir das 15.10 horas de Domingo.
Depois das emoções de Domingo, esteja atento ao rescaldo na tarde ou noite de Segunda-feira, no “Prolongamento” ou nos “Tamanhos da Bola”, no dia imediato.

Últimas