PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Antevisão de fim-de-semana desportivo de 23 a 25 de Março

23 Março, 2012 - 15:49

163

0

Neste fim-de-semana, decidida e definitivamente, arrancaremos para a etapa das grandes decisões. O anterior deu-nos trouxe-nos uma espécie de pausa meticulosa para ganhar fôlego para a longa tirada final que aí vem.

Neste fim-de-semana, decidida e definitivamente, arrancaremos para a etapa das grandes decisões. O anterior deu-nos trouxe-nos uma espécie de pausa meticulosa para ganhar fôlego para a longa tirada final que aí vem.

Desde logo, o fim-de-semana que agora se inicia serve de pórtico de entrada à segunda fase do nacional da III divisão, onde Melgacense e Cerveira têm a espinhosa missão de garantir a manutenção, obrigando-se a ficar à frente dos restantes quatro clubes, para evitarem qualquer sobressalto, sendo que os três últimos descerão directamente e o ante antepenúltimo poderá não se livrar desse espectro. Convenhamos que a tarefa não será nada fácil, mormente para o Cerveira que vai arrancar na posição de lanterna vermelha.

Porém, nada está perdido e a melhor esperança, neste arranque, poderá estar na certeza matemática que nenhum deles depende de terceiros para atingir a âncora da salvação. Convenhamos, todavia, que numa série de apenas dez encontros, é expressamente proibido perder pontos em casa e há que conseguir pelo menos um em cada jogo, na condição de visitante.

Assim, o Cerveira, sendo anfitrião do Amares, não pode desperdiçar a primeira grande oportunidade de conquistar os três pontos, que o conduziriam à igualdade com o adversário e, nessa condição, deixar, de imediato, o último posto da tabela. Seria uma vantagem desportiva aliada a outra psicológica.

O Melgacense desloca-se a Fão, na condição de líder, e tem obrigação também de vencer, para suster essa condição e ser ainda solidário com o “vizinho”, conhecidas que são as limitações extremas dos fangueiros com a debandada sofrida nos últimos dias, vendo-se forçado a recorrer aos juniores do plantel.

Que boa seria esta conjugação de resultados logo no arranque, tendo ainda em atenção que Esposende e Marinhas, em disputa do primeiro dos duelos do município à beira-mar, um deles ou ambos também perderão pontos.

Na fase de subidas, atenção aos confrontos entre os extremos, Maria da Fonte/Santa Maria e os mais equilibrados, pontualmente, Vianense/Vilaverdense e Bragança/Joane, sendo possível troca de lugares entre qualquer destes, espaçados tão-somente por dois pontos.

Depois, o fim-de-semana marca o ponto de partida para as seis derradeiras jornadas da Divisão de Honra, com a incerteza a pairar sobre o futuro campeão. Ponte da Barca e Neves estão agora em melhores condições, separados por um ponto e ambos jogam em casa, sendo, teoricamente, menos difícil a tarefa dos líderes perante o Moreira do Lima, já que o Neves recebe a equipa sensação desta segunda volta – Lanheses. Deslize de qualquer deles poderá significar ultrapassagem ou distanciamento do outro e dele se aproveitarem Desportivo de Monção ou Courense, que se defrontam no Manuel Lima, na luta momentânea pelo terceiro lugar, mas na expectativa de aspirarem mais alto. Vêm, é sabido, de trajectos diferentes: em queda vertiginosa o ex-líder Courense, que não conseguiu vencer nas seis derradeiras jornadas; em resultados positivos e boas prestações os monçanenses, que poderão ser não só fiéis de balança nesta recta final, como entrar mesmo na discussão do título, facto menos pensável há tempos atrás.

O Valenciano desloca-se ao difícil campo de Vitorino de Piães, com esta equipa em luta desenfreada pela fuga ao incómodo penúltimo lugar, mas os raianos também correm riscos de baixarem dois lugares, caso sofram derrota, pois Castelense e Correlhã espreitam vitórias perante Vila Franca e Ancorense, respectivamente.
Falta mencionar o escaldante Darquense/Távora, espaçados por um ponto e ambos com espectro de descida no horizonte. Uma certeza absoluta: Domingo haverá campeonato!

Em terceiro lugar, o fim-de-semana trar-nos-á o “pico” da fase final da I Divisão (e do Torneio Extraordinário), já que a partir dela entraremos na contagem descendente.
Neste Campeonato, para terminar a primeira volta, o Campos sairá pela terceira vez (terá mais jogos em casa na segunda volta) e desta feita a Arcozelo, onde mora a lanterna vermelha da prova que apenas averbou um empate nesta fase. Cautelas e muita humildade não deverão faltar aos homens do 1º de Janeiro para poderem arrancar os três pontos e manterem-se na “rampa” de subida esperando, calmamente, os desenlaces de Paçô/Bertiandos, o duelo da jornada, e de Vila Fria/Gandra, o encontro das equipas que têm desiludido nesta etapa.

No Torneio, encontro dos dois primeiros classificados em Castanheira, num duelo “Vale do Minho”, onde se deslocará o líder Moreira, com Raianos a receber o Lanhelas, a quem terão obrigação de vencer e esperar o desfecho em terras de Coura para poderem saltar na tabela.

Finalmente, porque o Inatel também entra nas quatro derradeiras rondas com Longos Vales a voltar ao “trabalho”, após quase um mês de “férias”, na tentativa de ainda chegar ao topo, não obstante a diferença de seis pontos, que poderá recuperar com os dois jogos a menos que o Anais. Ora, para atingir tal desiderato, a equipa sanjoanina precisa, primeiro, vencer em Gondar a equipa do Gárcea que tem vindo a efectuar boa prova; segundo, contar com o auxílio do outro conjunto monçanense, Estrela de Monção, desfalcado pelos castigos de Calheiros, já confirmados pelo Conselho de Disciplina, que recebe precisamente o líder Anais. Dois jogos difíceis para os “nossos” conjuntos, que, positivamente, poderão relançar a esperança aos sanjoaninos; negativamente, deitarão por terra as hipóteses de almejar o título.

Se dúvidas houvesse, estarão desfeitas, na importância acrescida do próximo fim-de-semana em matéria desportiva, a que se não poderá alhear o principal campeonato do futebol português, com o redobrar de emoções nas expectativas do desempenho do triunvirato da frente – Porto, Benfica e Braga – na derradeira ronda antes de se confrontarem entre si.

Como sempre, conte connosco e saiba a agenda completa de eventos, nesta Sexta-feira, a partir das 21 horas, em “Primeira Mão”, e acompanhe-nos na “TARDE DESPORTIVA”, no ar a partir das 14.30 horas de Domingo. Apesar da mudança de hora, ela não se aplica ainda Domingo aos jogos, pelo que, pelo último fim-de-semana da época, manteremos este horário de Inverno!

Depois das emoções de Domingo, esteja atento ao rescaldo na tarde ou noite de Segunda-feira, no “Prolongamento” ou nos “Tamanhos da Bola”, no dia imediato.

Últimas