PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Alunos do 1º CEB do Vale do Mouro com aulas de inglês. Câmara diz que dificuldade na contratação de docentes só se resolve com integração da disciplina no programa curricular

21 Março, 2011 - 09:11

172

0

Professor começa a leccionar nas actividades de enriquecimento curricular, esta segunda-feira, ultrapassando uma lacuna, que vem do inicio do ano lectivo, devido à dificuldade em contratar docentes com habilitações naquela disciplina.

Os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas do Vale do Mouro, em Monção, vão, a partir desta segunda-feira, ter aulas de inglês nas actividades de enriquecimento curricular, colmatando uma lacuna, que já se arrasta desde o inicio do ano lectivo.
A dificuldade em contratar professores com habilitações naquela disciplina e para um horário reduzido ficou resolvida com a celebração de um contrato de 10 horas semanais, entre a autarquia e um docente.
Redorde-se que este impasse levou mesmo a direcção do Agrupamento a solicitar à DREN a substituição daquela disciplina por aulas de tecnologia de informação e comunicação, argumentando que a escola dispõe de equipamentos adequados à aprendizagem daquela disciplina.
Apesar de o ensino de inglês ser obrigatório, a DREN autorizou, em ofício datado de 15 de Fevereiro deste ano, a substituição daquela disciplina, recomendando à Câmara Municipal que, em colaboração com o agrupamento, encetasse todas as tentativas de recrutar professores com habilitações para o ensino do inglês. A preocupação e insistência da Câmara Municipal em contratar um professor resultou e, a partir desta segunda-feira, os cerca de noventa alunos passam a juntar o ensino do inglês às artes plásticas, música e educação física.

O vereador da educação admite a dificuldade em contratar professores para aquilo que classifica de "mini-horários, com a "agravante" de se tratar de uma escola distante da sede do concelho.

No entanto, Augusto Domingues confirma que o problema está resolvido apenas para os próximos meses, e sem garantias para Setembro. O vereador da educação do executivo monçanense diz que a dificuldade em contratar professores para leccionar inglês no Agrupamento do Vale do Mouro só se resolve definitivamente com a integração da disciplina no programa curricular, deixando de ser apenas uma Actividade de Enriquecimento Curricular.

A partir desta segunda-feira, os cerca de 90 alunos do Agrupamento de Escolas do Vale do Mouro, no concelho de Monção, passam a dispôr de um professor para leccionar inglês, preenchendo uma lacuna que já durava desde o início do ano lectivo.

Últimas