É uma Piroga Monóxila. Terá sido construída entre a segunda metade do séc. X e a primeira metade do séc. XI. Tem, seguramente, mil anos de existência.
No tempo em que opertou, navegou nas águas do rio Lima.
Está classificada como Tesouro Nacional em 2021. “É uma peça de valor incalculável” e integra a exposição “Da Pré-História à Romanização”, inaugurada no Museu Municipal de Caminha.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do Museu.
“Trazer este exemplar para o concelho de Caminha foi um processo moroso e de minúcia, dadas as exigências técnicas de conservação e manutenção desta embarcação. Para concretizar esta operação, a Câmara estabeleceu um contrato com o Património Cultural, Instituto Público”, refere o Município local.
Entre os requisitos exigidos para poder ser exposta, estão, por exemplo, os relativos às caraterísticas da sala de exposição, incluindo medidas de segurança.
Acrescem condições ambientais, de humidade relativa, temperatura e iluminação, assim como a ausência de vibração e de poluentes atmosféricos.

[crédito fotografia: Município Caminha]
De acordo com a descrição do Museu Nacional de Arqueologia, as pirogas monóxilas são embarcações feitas a partir de um tronco de árvore, escavado para o efeito.
Este tipo de embarcação é conhecido, na Europa, desde a Pré-História, mais precisamente desde o Neolítico.
Comentários: 0
0
0