PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

Alto Minho: Procissão lá saiu sem os andores das freguesias – “Parecia um funeral” [FOTOS]

25 Agosto, 2023 - 03:56

1674

0

Romaria de São Bartolomeu.

“Uma procissão triste….. notava se nos rostos das pessoas que assistiam e mesmo quem participou nela”. Assim se lê num dos muitos comentários na página do Facebook da Romaria de São Bartolomeu, em jeito de balanço da Procissão em Honra a São Bartolomeu, realizada esta quinta-feira.

 

Pela primeira vez em quase 30 anos, e por vontade arciprestado de Ponte da Barca, o cortejo saiu à rua sem os tradicionais andores elaborados pelas 17 freguesias. 

 

Ficaram apenas quatro, levados em ombros por instituições do concelho.

 

“Parecia um funeral”, lê-se noutro comentário. “Parece um cortejo fúnebre. Não se pedem risos, mas sorrisos; afinal é um momento alto das festas. Alguns rostos até metem dó de tanta tristeza que transmitem”, lamentou outra utilizadora.

 

 

[Fonte: FB Romaria de São Bartolomeu]

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Romaria de São Bartolomeu]

 

 

 

Recorde-se que, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, a Câmara Municipal de Ponte da Barca ainda chegou a solicitar a intervenção do Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, no sentido de se resolver “o impasse criado pelos párocos do arciprestado de Ponte da Barca”.

 

Na mensagem enviada ao Prelado refere que foi com “enorme surpresa e muita tristeza” que a Câmara Municipal tomou conhecimento desta decisão.

 

Certo é que, para a história, parece ter ficado um enorme vazio sentido pela generalidade da população.

 

“Estou decepcionada com à procissão de São Bartolomeu este ano. Triste mesmo”, lê-se mais abaixo. “É triste ver o andor de São Bartolomeu o mais pobre de sempre a sete anos atrás era assim . Uma procissão desorganizada muito triste mesmo”, desabafa outro utilizador.

 

Desconhece-se também se D. João Lavrador respondeu à missiva enviada pelo município. Assim como ainda se desconhece o motivo que levou o arciprestado de Ponte da Barca a adotar esta medida.

 

 

[Fotografia capa: Romaria de São Bartolomeu]

Últimas