PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: “O povo foi traído! O povo foi traído!” – veja as FOTOS

8 Agosto, 2020 - 14:17

324

0

PUB [atualizada 18h59 com fotografia Arcos de Valdevez]   “O povo foi traído! O povo foi traído!”. Foi desta forma que cerca de uma centena de pessoas protestou durante a […]

PUB
[atualizada 18h59 com fotografia Arcos de Valdevez]

 

“O povo foi traído! O povo foi traído!”. Foi desta forma que cerca de uma centena de pessoas protestou durante a manhã deste sábado em frente ao edifício da Câmara Municipal de Valença. Na origem da manifestação, aquilo que consideram ser preços elevados praticados pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), que assegura desde janeiro a gestão de redes de água em baixa e de saneamento a sete municípios desta região.

A manifestação teve caráter simultâneo. Arrancou às 10h00 em cada um destes municípios. No concelho presidido por Manuel Lopes (PSD), o descontentamento era visível entre os manifestantes. A CDU concelhia não falhou. Vários nomes da oposição socialista também marcaram presença, entre eles o próprio presidente da Comissão Política Concelhia, António Dias.

Vindos de vários pontos do concelho, mostraram grande revolta perante faturas que estão a abrir autênticos rombos no orçamento lá de casa. “Está empresa é um roubo! Causou transtornos a toda a gente”, desabafou Joaquim Caldas à Rádio Vale do Minho. Natural de Urgeira, que pagava cerca de 15 euros de água. Agora paga perto de 40. “E já me veio uma fatura de 75 euros! Esta empresa veio-nos roubar e a Câmara meteu a pata na poça”, disse em tom pragmático”.

Mais à frente, o mesmo sentimento de indignação. “Pagava 7 euros… e agora pago 15! Isto é uma vergonha!”, exclamou José Marques, de Ganfei. “Tenho uma vizinha que pagava entre 15 e 20 euros e chegou-lhe uma fatura de quatrocentos euros!”, contou.

Num misto de desilusão e de choque, muitos dos manifestantes admitem já mudar o sentido do voto nas próximas autárquicas. “Isto é intolerável! Quando tudo isto começou, deveria ter sido feita uma consulta pública e o povo nunca foi ouvido”, disse outro dos manifestantes.

 

 

Cartão vermelho em Coura com mais sabor a CDU do que PSD

 

 

Em Paredes de Coura, também muita gente à porta da Câmara Municipal. Cerca de duas centenas. Curiosamente, mais rostos ligados à CDU do que a um PSD que chumbou as contas municipais de 2019 devido à adesão à Águas do Alto Minho. 

“Os courenses querem as águas de volta às suas origens”, lia-se num cartaz. “As águas são courenses. Não queremos a tal AdAM”, lia-se noutro.

Visivelmente revoltado, o povo montou uma urna improvisada à porta da Câmara Municipal. Em jeito de assembleia de voto, todos os manifestantes exerceram o dever cívico. Não era um boletim que seguia para o interior… mas sim um cartão vermelho ao atual Executivo Municipal, presidido por Vítor Paulo Pereira (PS).

 

 

Caminha com menos gente

 

 

Em Caminha, a adesão a esta manifestação simultânea foi claramente menor relativamente a outros concelhos. Não terá ultrapassado as duas dezenas. Ainda assim, foram deixadas palavras de ordem junto das instalações da AdAM naquele concelho.

Multidão mais significativa em Ponte de Lima, outro dos Municípios que aderiu a esta empresa. “Mais de uma centena de pessoas”, de acordo com o jornal Paquim da Vila. Todas também em protesto contra os preços praticados pela empresa.

início da atividade da AdAM foi marcado por problemas de faturação que levaram a suspensão da mesma até que os erros fossem corrigidos.

AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

 

Veja a galeria de fotos em Valença

 

 

Veja a galeria de fotos em Paredes de Coura [créditos: Cecília Pereira]

 

 

Em Caminha

 

 

Em Ponte de Lima [créditos: jornal Pasquim da Vila]

 

Em Arcos de Valdevez [créditos: jornal Pasquim da Vila]

 

 

PUB

Últimas