PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Alto Minho: Passagem pedonal de ‘ar futurista’ surpreende na EN13 [FOTOS]

25 Setembro, 2022 - 23:18

2498

0

Mobilidade.

A obra fica em Vila Praia de Âncora. Só por si, “veio retirar do isolamento cerca de uma centena de habitações” a poente da EN13, conforme realçou o Município de Caminha.

 

No entanto, a edilidade mostra agora que esta passagem pedonal sobre aquela estrada – durante a noite – “impõe-se, como se de uma escultura se tratasse”.

 

O que durante o dia parece ser uma passagem pedonal comum, ganha durante a noite uma iluminação que a torna diferente das demais. Todo um ar futurista que não deixa indiferentes peões e condutores que por ali passam.

 

A obra, recorde-se, foi aberta ao público durante o passado mês de agosto. 

 

A travessia foi preparada desde 2014 e integrada numa obra mais vasta, a reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre, que teve já a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora, correspondendo a um investimento global superior a um milhão de euros.

 

 

Veja as fotos [créditos: Município Caminha]

 

 

 

A Ação de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida, uma obra estruturante e muito desejada pelos ancorenses, compreendeu duas fases.

 

A ação foi delimitada a norte: pelos topos das ruas 25 de Abril e da Póvoa; a sul pelas ruas Júlio Dinis Eça de Queiroz, da Vista Alegre, de Pardinheiros até à rua de Gontinhães; a poente pelas ruas Luís de Camões e de Gontinhães; e a nascente pela rua da Póvoa, parte da rua 25 de Abril e parte da atual EN 13. Este foi um investimento financiado pelo FEDER em 85%, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.

 

A empreitada foi financiada por duas candidaturas denominadas “Rede viária e espaço publico (Sandia)” e “Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida (Sandia)”, submetidas ao Aviso Planos de Ação de Regeneração Urbano do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.

 

 

[Fotografias capa: Município Caminha]

Últimas