PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Foi-lhe perguntado até onde ia o Caminho Minhoto Ribeiro e… errou

3 Março, 2021 - 22:33

725

0

PUB Gonçalo Simões, gestor de projetos, natural de Abrantes. Foi o concorrente da edição desta quarta-feira do concurso Joker, da RTP. Corria tudo bem, até que surgiu a 3ª questão: […]

PUB

Gonçalo Simões, gestor de projetos, natural de Abrantes. Foi o concorrente da edição desta quarta-feira do concurso Joker, da RTP. Corria tudo bem, até que surgiu a 3ª questão: O Caminho Minhoto Ribeiro é uma ligação pedestre entre Braga e…

Seguidamente, o computador forneceu quatro opções para resposta: Vigo; Viana do Castelo; Santiago de Compostela; Montalegre.

“Não faço a mínima ideia. Não faço mesmo ideia!”, admitiu o concorrente. Momento de suspense e, incrivelmente, começou por bater na resposta correta.

“Caminho de Santiago eu não acredito. Já fiz o Caminho Português e não me lembro de nenhum chamado Caminho Minhoto Ribeiro”, disse… certamente para desespero de muitos alto-minhotos a assistir ao programa.

Prescindiu de usar Jokers (ajudas). Em clara precipitação, decidiu bloquear a resposta Viana do Castelo e… errou, evidentemente. A resposta correta seria Santiago de Compostela.

Caminho Minhoto Ribeiro é um dos caminhos mais antigos, que liga o norte de Portugal à cidade do apóstolo Santiago. Segue na maior parte da sua rota através daqueles caminhos, calçadas romanas e caminhos medievais.

Este carácter relacional advém da comunicação entre castros e populações pré-históricas, e ainda da enorme abundância de assentamentos megalíticos e túmulos sepulcrais que lembram a prematuridade habitacional desses lugares. Engloba entre outros, três elementos diferenciadores que lhe conferem carácter específico: “natureza, termalismo e vinho“.

A rota principal começa em Braga e segue por Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço. Depois, já na Galiza, Espanha, atravessa os municípios de Padrenda, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Castrelo de Miño, Ribadavia, Beade, Leiro, O Carballiño, Boborás, Beariz, Forcarei, A Estrada, Vedra, Boqueixón e Santiago de Compostela.

Após ter respondido às 15 questões, o concorrente não foi muito feliz. Levou para casa um prémio de 250 euros. Muito longe do prémio máximo de 75.000 euros.

 

[Fotografia: Screen / RTP]

 

PUB

 

Últimas