PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza
País

Alto Minho/Galiza: UNESCO recebeu uma candidatura luso-galaica a património cultural imaterial

26 Março, 2021 - 22:14

769

0

PUB O presidente da associação Ponte…nas Ondas!, Santiago Veloso, anunciou esta sexta-feira a apresentação, junto da UNESCO, de uma candidatura luso-galaica ao Registo de Boas Práticas com o Património Cultural […]

PUB

O presidente da associação Ponte…nas Ondas!, Santiago Veloso, anunciou esta sexta-feira a apresentação, junto da UNESCO, de uma candidatura luso-galaica ao Registo de Boas Práticas com o Património Cultural Imaterial, estimando a conclusão do processo em 2022.

“O que apresentamos foi o trabalho da ‘Ponte…nas Ondas!’ como modelo de boas práticas de salvaguarda do Património Imaterial que partilhamos, galegos e os portugueses. A língua e a cultura. Todas as expressões do Património Imaterial. As lendas, contos, artesanato e música tradicional que trabalhamos nas escolas dos dois países”, especificou, o responsável citado pelo jornal Observador.

“Agora a candidatura vai ser avaliada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que, no final de 2022 tornará pública a inscrição da candidatura na lista das Boas Práticas”, referiu o responsável da associação “criada há 25 anos e constituída por professores de escolas primárias, secundárias e universidade dos dois países”, acrescentou.

Após a formalização da candidatura, seguem-se as fases de estudo e de documentação até o 30 de setembro de 2021, e uma última fase de avaliação entre dezembro e junho do ano 2022. “No mês de novembro de 2022, após todos os trâmites prévios, o Comité deve fazer a inscrição no Registo das Boas Práticas com o Património Cultural Imaterial”, concluiu Santiago Veloso.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

 

Últimas