PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho entre as regiões onde Igrejas envangélicas mais crescem

28 Junho, 2023 - 16:05

947

0

Aumento de imigrantes brasileiros é um dos fatores principais.

O distrito de Viana do Castelo está entre as regiões do País onde, após 2020, foram instaladas mais igrejas evangélicas.

 

Segundo a RTP, a participação nos cultos evangélicos em Portugal cresceu nos últimos anos, tendo-se registado um aumento no pós-pandemia, segundo os indicadores do estudo “Igreja Evangélica em Portugal vista de perto”, hoje divulgados pela Aliança Evangélica Portuguesa (AEP).

 

O estudo, baseado em inquéritos `online` a 350 líderes de igrejas evangélicas em Portugal, realizadas entre 20 de fevereiro e 10 de março deste ano, conclui que 42% das igrejas têm uma assistência de 75 pessoas ou mais, com 82% dos pastores a assegurarem que as suas igrejas “estão a crescer”.

 

Setúbal, Lisboa, Braga e Viana do Castelo foram as regiões onde, após 2020, foram instaladas mais igrejas evangélicas.

 

Quanto aos pastores que oficiam nas igrejas evangélicas, 54,8% são portugueses, enquanto 38,1% são oriundos do Brasil, país que tem, também, a maior percentagem de fiéis estrangeiros a frequentaram estas igrejas, 81,6%, de acordo com os dados revelados pela AEP.

 

“Portugal tem recebido muitos emigrantes brasileiros, pelo que isso surtiu um grande crescimento, tanto no número de fiéis como de pastores, e veio alterar a multiculturalidade das igrejas, sobretudo nas comunidades do interior”, refere a AEP.

 

Segundo o Censos de 2021, os evangélicos e protestantes são 2,1% dos residentes em Portugal. A confissão religiosa maioritária é a católica, com 80,2%.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Estudo

Últimas