PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Mais de duas mil infrações na estrada num só fim-de-semana!

30 Abril, 2018 - 14:08

219

0

A GNR registou durante o passado fim-de-semana (sábado e domingo) mais de duas mil infrações ao Código da Estrada, nas estradas do distrito de Viana do Castelo. Foram 2129, no […]

A GNR registou durante o passado fim-de-semana (sábado e domingo) mais de duas mil infrações ao Código da Estrada, nas estradas do distrito de Viana do Castelo. Foram 2129, no total. No topo, bem destacado, está o excesso de velocidade com 769 condutores apanhados com ‘pé pesado’.

A condução sob efeito do álcool disparou em flecha. Foram 193 condutores apanhados nesta situação durante estes dois dias. Destes, cerca de metade (89), foram detidos. Os números seguintes na tabela classificativa também subiram a pique. Foram 120 automobilistas multados por falta de inspeção periódica obrigatória. Quase 90 ocorrências (87) por anomalias nos dispositivos de iluminação e de sinalização. O uso indevido do telemóvel na condução, que até costuma estar nos lugares cimeiros nesta tabela, caiu para os últimos postos mas ainda assim com 47 casos registados pela GNR. De referir ainda que, durante estes dois dias, a GNR apanhou nas estradas do Alto Minho 15 condutores sem habilitação legal.

Recorde-se que, conforme a Rádio Vale do Minho já tinha noticiado, só durante a madrugada do passado domingo, mais de 30 condutores foram detidos nas estradas do distrito de Viana do Castelo por condução sob efeito do álcool. De acordo com dados da GNR, a operação decorreu entre as 20h00 de sábado e as 8h00 deste domingo. No total, foram 31 automobilistas que acusaram valores muito acima ao permitido por lei. Recorde-se que com uma Taxa de Álcool no Sangue (TAS) igual ou superior a 0,5 g/l, o condutor comete uma contraordenação grave. A coima pode ir dos 250 aos 1250 euros com inibição de conduzir entre um mês e um ano. Quando a TAS é igual ou superior a 0,8 g/l, a contraordenação é muito grave. A coima pode ir dos 500 aos 2500 euros com inibição de conduzir entre dois meses e dois anos. Quando a TAS é superior a 1,2 g/l, é considerada crime. A pena pode variar entre um ano de prisão ou 120 dias de multa. A proibição de conduzir pode ir dos três meses aos três anos.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

Últimas