PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Miguel Alves: “Quando chegamos em 2013 havia quatro praias de banhos. Hoje temos seis!”

12 Junho, 2021 - 16:25

308

0

PUB A Praia de Moledo acolheu hoje a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte, presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rira Marques. Uma temporada […]

PUB

A Praia de Moledo acolheu hoje a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte, presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rira Marques. Uma temporada que, disse o presidente da Câmara, Miguel Alves, “tem tudo para ser excecional”.

“A um trabalho continuado de sucesso nas nossas praias juntam-se cuidados acrescidos em 2021, com mais nadadores-salvadores, mais chuveiros, mais instalações sanitárias, mais acessibilidades e mais segurança em geral. Enfim, seis praias preparadíssimas para que a desconfiança possa ser vencida pelo desafio de um verão à beira-mar ou rio e para que possamos voltar aos sítios onde já fomos felizes”.

 

 

Miguel Alves recordou números de 2013

 

 

“Quando chegamos [à Câmara] em 2013 havia quatro praias de banhos, hoje temos seis! Havia duas bandeiras Qualidade Ouro, hoje temos quatro; havia três Bandeiras Azuis, hoje temos cinco. Isso quer dizer que fizemos o nosso trabalho e é preciso dar mérito a todos os que nos ajudaram”, lembrou o autarca socialista.

O Presidente da Câmara de Caminha fez também a ligação ao Turismo em geral, com resultados extraordinários para o concelho, considerando até as estatísticas oficiais em 2013 e 2019 (últimos dados conhecidos).

Lembrou que, em 2013, altura em que o Município era gerido pelo PSD, o concelho estava a perder em matéria de turismo. Em 2013 o INE registava 23.276 hóspedes, sendo o crescimento de 178% em 2019 (64.595 hóspedes registados). Nos mesmos dois períodos, a comparação do número de dormidas também subiu: 46.292 (2013) para 112.152 (2019). Os proveitos da hotelaria cresceram igualmente, numa grandeza de 200%.

O concelho tem também mais turistas estrangeiros agora e uma menor sazonalidade o que, para a autarquia, quer dizer que é mais procurado além do verão. Segundo o INE, em 2013, 41,5% dos turistas chegavam foram do verão, enquanto em 2019, o valor era de 51,1%.

Com o Turismo a alavancar a economia, o desemprego diminuiu 70% entre 2013 e 2019 e a percentagem de população a trabalhar cresceu.

Miguel Alves recordou outros fatores essenciais à evolução, como a recuperação do património ao longo dos últimos anos, o trabalho de regeneração urbana, grandes investimentos em saneamento, na cultura, nos percursos.

Também este sábado, após a cerimónia, foi inaugurado um novo percurso, a Ecovia Caminha – Caminho do Rio Minho – Troço Pedras Ruivas/Cais de S. Bento, em Seixas, uma obra que resultou de uma parceria entre o Município de Caminha e a Agência Portuguesa do Ambiente.

 

 

Foi inaugurada este sábado mais uma Ecovia em Caminha

[Fotografia: Município Caminha]

 

 

No final do percurso chega-se à nova praia fluvial, Pedras Ruivas, incluída na listagem nacional de praias de banhos esta época. A praia fluvial, a norte do concelho, no litoral da freguesia de Seixas, é assim uma das praias oficiais e nela será assegurada a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear de 2021, monitorizando-se a qualidade da água e definindo-se regras relativamente à ocupação e utilização da área balnear.

 

 

Rita Marques: “Moledo também é a minha praia”

 

 

A Secretária de Estado do Turismo encerrou a sessão nesta que, disse, que Moledo “também é a minha praia”, recordando que passou boas temporadas em Moledo.

Apesar da pandemia, “olhamos para trás com uma nota positiva”. Considerou 2020 como o ano do “tudo por tudo” em que Portugal foi classificado como o melhor destino turístico. Agradeceu o trabalho de todos e referiu-se à estratégia do Governo e ao plano de reativação do Turismo, com um investimento de seis milhões de euros.

Rita Marques destacou os três grandes objetivos da estratégia turística: turismo sim, em todo o território; turismo sim, todo o ano (combatendo a sazonalidade); mais turismo, mas melhores turistas, os que cumprem as regras da sustentabilidade, respeitam os territórios e as comunidades.

 

 

Secretária de Estado no arranque da época balnear em Caminha

[Fotografia: Município Caminha]

 

 

O concelho de Caminha mantém, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hastearam a Bandeira Azul da Europa: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. Conquista ainda quatro Bandeiras Qualidade Ouro, nas praias marítimas, atribuídas pela Quercus. A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição, “prémio” muito exclusivo e exigente, da associação ambientalista ZERO.

A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão termina a 12 de setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de julho terminando a 31 de agosto.

 

[Fotografia: Município Caminha]

 

 

PUB

 

 

 

 

Últimas