Menu

0

0

V.N. Cerveira

Exposição “Mulheres Artistas na coleção da Fbac”

6 Novembro, 2021
15:00
Museu Bienal de Cerveira

14 artistas mulheres, numa seleção de obras ainda pouco conhecidas pelo público.

No total são apresentadas 14 artistas mulheres, numa seleção de obras ainda pouco conhecidas pelo público, realizada pelo diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Cabral Pinto.
O mote para esta exposição foi lançado no âmbito da conferência “Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Uma História no Feminino”, que integra o ciclo de conferências “Estórias Do Minho – Narrativas No Feminino De Uma Geografia Identitária”, promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.
Nas palavras da investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da U. Porto, Elisa Noronha: “Esta é uma história que ainda não foi escrita, nem contada e que não pode continuar esquecida: a história da Bienal Internacional de Arte de Cerveira a partir de uma perspetiva ou consciência feminista. Uma história de evidências menos óbvias que não deixe passar despercebida a fundamental participação e presença de mulheres artistas para a consolidação deste evento. Uma história que (re)conheça, valorize e divulgue a produção artística de mulheres que figura na memória coletiva da Bienal, mas que de maneira contraditória tem sido sub-representada pelas narrativas institucionais”.

Últimas