PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

7 Maravilhas: Enquanto os U2 davam um concerto, Monção tocava uma sinfonia – Foi há dois anos

15 Setembro, 2020 - 23:32

296

0

PUB Foi há dois anos. O dia 16 de setembro de 2018 ficou e ficará para sempre como um dia muito feliz na memória dos monçanenses. Enquanto que em Lisboa, […]

PUB

Foi há dois anos. O dia 16 de setembro de 2018 ficou e ficará para sempre como um dia muito feliz na memória dos monçanenses.

Enquanto que em Lisboa, na Altice Arena, os U2 davam o primeiro de dois concertos em Portugal, para os lados do Algarve, em Albufeira, a Mesa de Monção entoava uma sinfonia que a elevou a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

Como prato principal, o afamado Cordeiro à Moda de Monção [localmente conhecido por Foda]. Mas também o vinho Alvarinho e o Palácio da Brejoeira como pano de fundo.

Uma enorme explosão de alegria contagiou a cerca de meia centena de apoiantes da Mesa monçanense que marcaram presença no evento. Ao mesmo tempo, a euforia tomou conta da vila e das várias centenas de apoiantes que assistiram ao momento em direto a partir do ecrã gigante montado na Praça Deu-la-Deu em pleno centro histórico.

De referir que, juntamente com Monção, foram também eleitas como Maravilhas à Mesa as mesas de Lages do Pico, Vila Real, Terras de Chanfana, Albufeira, Bairrada ao Mondego e Mirandela.

Terminava assim de forma brilhante esta caminhada da candidatura monçanense que, entre as 182 mesas iniciais, passou a estar no conjunto das 49 pré-finalistas tendo sido a única mesa do Alto Minho a conseguir a proeza.

Durante as galas das semi-finais, Monção viu a Mesa de Braga ficar pelo caminho e tornou-se na única mesa da região minhota presente na final.

 

Mas o que mudou deste então?

 

Dois anos depois, o presidente da Câmara de Monção recorda com alegria esse momento. “Foi um volte-face completo. A procura na restauração e na hotelaria do concelho aumentou de uma forma brutal”, disse António Barbosa à Rádio Vale do Minho. “Foi mesmo um volte-face na forma como nos relacionamos com quem nos visita”.

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), a restauração sofreu consequências. No entanto, Barbosa deixa desde já a garantia que, quando tudo voltar à normalidade, o investimento do Município regressará em força a esta área. 

“O Cordeiro à Moda de Monção é um prato muito nosso. Muito típico. Tem a ver com os nossos antepassados e com o legado que nos deixaram. Não podemos deixar que essas memórias se apaguem e fazer também deste prato um veículo condutor do concelho que quer ainda mais dinâmica económica, mais turistas e mais visitantes”, realçou o autarca.

 

U2 ou Monção?

 

Fã assumido dos U2, o presidente da Câmara confessou alguma pena de não os poder ter ido ver nesse ano. “São a minha banda favorita desde tenra idade. Infelizmente nunca tive o prazer de os ver ao vivo”, contou.

No entanto, sublinhou, se a mesma circunstância voltasse a acontecer, Monção seria sempre prioridade. “Monção está à frente de tudo! E muitas vezes até à frente da minha família… algo que não deveria fazer. O trabalho e a paixão pelo que fazemos é de tal ordem que acabamos por esquecer-nos de que também há outras coisas importantes”, concluiu.

Em Monção, este prato encontra expoente máximo na chamada Feira da Foda. Um evento que todos os anos se realiza em março, na freguesia de Pias, mas que este ano teve de ser cancelado devido à COVID-19.

Surgida em 2017, a Feira da Foda agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

Monçanenses entre os vencedores do concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa

 

[Fotografias: Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas