PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Barbosa: “Concerto dos U2 neste dia da final é um bom presságio”

11 Setembro, 2018 - 22:15

249

0

“Os U2 entraram muito cedo na minha vida. Recordo-me de andar no 5º e 6º ano e a banda da altura eram os Dire Straits mas já nessa altura os […]

“Os U2 entraram muito cedo na minha vida. Recordo-me de andar no 5º e 6º ano e a banda da altura eram os Dire Straits mas já nessa altura os U2 eram a minha banda”. Estávamos no final da década de 80. A banda irlandesa, que este domingo dá o primeiro de dois concertos em Portugal, despertava a paixão de António Barbosa, hoje presidente da Câmara de Monção. Ainda uma criança, ouvia os recém-lançados temas do álbum The Joshua Tree que catapultou para a fama mundial o grupo liderado por Bono. Nas rádios, os temas With or Without You e Where the Streets Have No Name passavam vezes sem conta.

A loucura pelo álbum com músicas viciantes começou a tomar proporções gigantescas. Depressa se tornou na altura o álbum mais vendido a curto prazo na história britânica: mais de 300 mil exemplares em apenas dois dias. “E desde então foi uma banda que me marcou a vida toda. Quando casei, num vídeo preparado de surpresa para a minha esposa, foi utilizado como tema de fundo o The First Time. É uma das faixas do álbum Zooropa, lançado em 1993. Era o oitavo álbum de estúdio da banda. Fora deste trabalho ficaram excluídas músicas como Hold Me, Thrill Me, Kiss Me. Porém, dois anos depois, este mesmo tema saltaria da gaveta para banda sonora do filme Batman Forever.

 

António Barbosa: “Quando casei, num vídeo preparado de surpresa para a minha esposa, foi utilizado como tema de fundo o The First Time.”

 

António Barbosa elogia também os U2 pela “incrível capacidade que têm de reinventar-se de uns álbuns para os outros”. “Não só se nota na música como até no visual do próprio Bono. Não só o penteado fica diferente como os próprios óculos mudam”. E isso, para o autarca monçanense, é um dos segredos do sucesso do grupo irlandês. “Há sempre um sabor a novidade. Não se cristalizam como outras bandas que se cristalizam no tempo”.

Embora fã confesso do grupo de Dublin, o presidente da Câmara de Monção não conseguiu bilhete para nenhum dos dois concertos. “Mas acredito que é um bom presságio eles tocarem precisamente no dia da final do concurso das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa“, disse António Barbosa com um sorriso. Recorde-se que a Mesa de Monção é uma das 14 finalistas desta prova que este domingo, em Albufeira, saberá se vai ficar para todo o sempre entre os sete magníficos que vão sair deste concurso.

Questionado sobre se busca em Bono alguma inspiração para gerir a Câmara de Monção, António Barbosa responde imediatamente que não. Mas com nova gargalhada. Acaba por admitir que “o Executivo Municipal é como uma banda”. Curiosamente, são também quatro os elementos que fazem a maioria PSD em Monção. “Tive muita sorte no dia em que entrei nesta Câmara e como a equipa foi escolhida. Temos uma relação pessoal e profissional que nunca foi abalada em 10 meses que temos disto”, garantiu. Vocalista? “Somos todos”, atirou de imediato António Barbosa. Ato contínuo, novamente a sombra dos U2. “Evidentemente que tem de haver sempre um líder. Mas acho que há quase uma ligação perfeita entre todos e uma confiança absoluta no trabalho que é feito em cada um dos setores. Ao fim destes meses, as coisas têm corrido bastante bem”, avaliou. “Claro que já errámos em algumas coisas. Umas vezes deixamos as pessoas mais contentes e noutras menos, mas são as circunstâncias da vida. Não podemos agradar a todo o mundo”, concluiu.

Os U2 atuam este domingo e segunda-feira na Altice Arena, em Lisboa. Será a quinta vez que a banda atuará em Portugal. Desta vez, com a digressão intitulada eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour 2018, o grupo de Dublin arranca o espetáculo  com a voz de Charlie Chaplin no filme O Grande Ditador, numa introdução que envolve, em registo pré-gravado, Love Is All We Left e Zooropa. O arranque dá-se com The Blackout no inside screen, um gigantesco painel LED. O resto já se adivinha… sempre a abrir.

 

Oiça aqui o tema dos U2 que fez parte do vídeo de António Barbosa para a esposa no dia do seu casamento:

 

PUB

 

 

Últimas