PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

500 anos da atribuição do Foral Novo assinalados com vasto programa em 2013

18 Outubro, 2012 - 11:17

77

0

A autarquia vai dar início, na próxima quarta-feira, dia 24 de Outubro, a um ano repleto de manifestações culturais para “dar dignidade” aos 500 anos de atribuição do Foral Novo às então designadas Terras da Nóbrega.

As comemorações do Dia do Município de Ponte da Barca que, este ano assinala os 499 anos do Foral Novo, outorgado em 1513 pelo Rei D. Manuel I, vão ser marcadas pela apresentação do programa para assinalar o V centenário.

A autarquia vai dar início, na próxima quarta-feira, dia 24 de Outubro, a um ano repleto de manifestações culturais para “dar dignidade” aos 500 anos de atribuição do Foral Novo às então designadas Terras da Nóbrega.

O presidente da Câmara Municipal explica que 2013 vai ser um ano “festivo”.

Contudo, os 499 anos vão ser igualmente assinalados, na próxima quarta-feira, a partir das 15h00, com a inauguração da Rua 24 de Outubro, Praça Fernão de Magalhães, Praça Terras da Nóbrega e Praça Campo do Corro.

Obras que, de acordo com Vassalo Abreu, já eram desejadas há alguns anos e que agora são simbolicamente inauguradas.

O Auditório Municipal recebe, à noite, pelas 21h30, a sessão solene onde, à semelhança dos anos anteriores, serão homenageadas personalidades e instituições que se têm destacado e funcionários da autarquia.

Numa manifestação de público reconhecimento pela dedicação e empenho ao serviço do município e da sua comunidade, a autarquia liderada por Vassalo Abreu agracia com Medalha de Bons Serviços, quatro funcionários municipais que completaram quinze anos de serviço, seis que completaram vinte anos de serviço e dois que completaram 30 anos de serviço.

Serão ainda homenageados com medalha de Honra Eva Xavier, a diretora clínica do Centro de Hemodiálise de Ponte da Barca, e a título póstumo, Carlos Lima, natural de Ponte da Barca, e um dos médicos e investigadores portugueses mais reconhecidos internacionalmente. Vai ser igualmente atribuída a medalha de mérito económico a Joaquim Carneiro” – Casa Carneiro, e José Manuel Dias. Um espetáculo de Fado com a barquense Maria do Céu Silva encerra as comemorações do Dia do Município de Ponte da Barca.

O programa das comemorações dos 500 anos vai ser apresentado publicamente nesta sessão solene do Dia do Município.

Últimas