PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

2 Agosto, 2011 - 08:39

786

0

Os pescadores do rio Minho não vão ver as regras da pesca ao meixão alteradas, nos próximos anos. No seguimento da reunião da Comissão Permanente Internacional do rio Minho acabam de ser publicadas, em Diário da República, as normas para a temporada de pesca 2011/2012, com início a 01 de Novembro de 2011. Contudo, a proposta do plano de gestão do meixão deste troço internacional aguarda por luz verde da Comissão Europeia.

Os pescadores do rio Minho não vão ver as regras da pesca ao meixão alteradas, nos próximos anos. No seguimento da reunião da Comissão Permanente Internacional do rio Minho acabam de ser publicadas, em Diário da República, as normas para a temporada de pesca 2011/2012, com início a 01 de Novembro de 2011. Contudo, a proposta do plano de gestão do meixão deste troço internacional aguarda por luz verde da Comissão Europeia. Tendo como prioridade identificar as principais causas de mortandade da espécie, o comandante da Capitania do Porto de Caminha, Mamede Alves, diz que não se pode reduzir mais o esforço de pesca sem comprometer as condições sócio-económicas dos pescadores. Por isso, e até á aprovação definitiva do plano transfronteiriço da enguia, ficou decidido manter inalteradas as medidas relacionadas com esta espécie, permanecendo a autorização para a pesca do meixão com tela, pelo prazo de um ano.
Do levantamento de causas do desaparecimento da enguia-bebé, além da acção humana directa, como principal factor, há ainda a qualidade da água e a perda de habitat. Situações que, segundo Mamede Alves, já estão a ser resolvidas por entidades responsáveis dos dois países.
E se estas questões estão para ficar resolvidas, mais complicado, diz o comandante da Capitania do Porto de Caminha, é o regulamento da Comissão Europeia que impõe que 40 por cento das enguias com tamanho inferior a 12 centímetros tem de ir para repovoamento. Mamede Alves questiona o modo como esta medida se vai operacionalizar, antevendo alguns problemas.
A pesca ao meixão mantém-se, assim, em quatro luas por época, entre Novembro e Dezembro, com uma limitação no número máximo de licenças de pesca a emitir por cada um dos países, tendo sido ainda reforçada a interdição total da captura de enguias na pesca lúdica e desportiva bem como na pesca profissional.
Para além da definição dos períodos hábeis de pesca das diferentes espécies, foram ainda introduzidas algumas alterações tendo em vista melhorar as medidas de controlo anteriormente implementadas, algumas medidas adicionais relacionadas com a preservação da enguia, bem como combater a introdução de espécies exóticas no rio Minho.

Últimas