PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

14 Março, 2011 - 08:16

624

0

A secretária de Estado da Administração Local, Dalila Araújo, desloca-se, esta segunda-feira, a Ponte de Lima para presidir à apresentação do projecto de videovigilância.

A secretária de Estado da Administração Local, Dalila Araújo, desloca-se, esta segunda-feira, a Ponte de Lima para presidir à apresentação do projecto de videovigilância. O executivo de Vítor Mendes quer instalar este sistema no centro histórico da vila, mas continua a aguardar parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Recorde-se que em 2009, a autarquia limiana instalou um novo sistema de iluminação pública no centro histórico daquela que é considerada a vila mais antiga de Portugal, e que vai permitir também reforçar a segurança, já que os candeeiros interactivos têm sistema de som e de videovigilância.
O autarca local confirma que o Ministério da Administração Interna está empenhado na viabilização do sistema. Vítor Mendes lembra que a vila regista baixos índices de criminalidade que quer manter e daí a importância do sistema de videovigilância.

Vítor Mendes diz que o principal obstáculo levantado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados prende-se com a privacidade dos cidadãos, mas o autarca garante que não será colocada em causa.

Ao todo a Câmara de Ponte de Lima instalou cerca de 50 candeeiros no centro histórico da vila, num investimento que ronda os 120 mil euros. No entanto destes 50, apenas nove serão utilizados para o sistema de videovigilância, que a secretária de Estado da Administração Interna vem apresentar, esta segunda-feira, no concelho.
Para além da iluminação pública, o sistema inovador disponibiliza música ou informações úteis aos munícipes, e poderá vir a ser uma importante ajuda no reforço da segurança.
Depois do centro histórico, o executivo de Ponte de Lima pretende alargar o sistema à parte nova da vila e posteriormente a outras zonas do concelho.

Últimas