PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

180 Participantes disputam XXVI Jogos Galaico-Durienses

21 Novembro, 2012 - 13:48

247

0

Juan Lirón realça que o objectivo deste agrupamento europeu é o “fomento da cooperação na euro-região” entre o Norte de Portugal e a Galiza a vários níveis. Neste caso, ao nível da educação, desporto, conhecimento e investigação.

Melgaço recebe, esta quarta e quinta-feira, a XXVI edição dos Jogos Desportivos Universitários Galaico-Durienses, em evento multidesportivo que vai envolver cerca de 180 participantes dos dois países. A iniciativa é organizada e disputada entre seis universidades do Norte de Portugal e da Galiza.

No encontro, vão estar em destaque três modalidades, nomeadamente o basquetebol (misto), o voleibol (misto) e ténis de mesa, tal como explicou à Rádio Vale do Minho, Juan Lirón, do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal, uma das entidades envolvidas na organização.

Com esta iniciativa internacional, as entidades envolvidas visam promover a proximidade entre os dois lados da fronteira, desde alunos, docentes e funcionários.

Juan Lirón realça que o objectivo deste agrupamento europeu é o “fomento da cooperação na euro-região” entre o Norte de Portugal e a Galiza a vários níveis. Neste caso, ao nível da educação, desporto, conhecimento e investigação.

O programa arranca esta quarta-feira, 21 de Novembro, pelas 15h00, com os jogos de apuramento. Amanhã, quinta-feira, decorrem as finais classificativas (10h00) e a entrega de prémios (15h00). As provas decorrem no Centro de Estágios de Melgaço e a entrega dos prémios na Casa da Cultura.

Recorde-se que os Jogos Galaico-Durienses tiveram a sua primeira edição na Universidade d’A Corunha, Espanha, em 1993. Desde então, são organizados de forma rotativa, alternando de país e de universidade, anualmente.

A sua organização, interrompida em 2010, foi retomada em 2011 e está a cargo de seis universidades, tendo ainda o apoio das cidades de Valença e de Tui e da Câmara Municipal de Melgaço. No total, já envolveram mais de sete mil participantes.

A organização competiu às universidades portuguesas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto e Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e às universidades espanholas de Vigo, Santiago de Compostela e d’A Corunha.

A iniciativa recebeu, também, o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Xunta de Galicia.

Últimas