PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Festival de Folclore Internacional arranca hoje com recepção aos grupos e com um novo nome: FolkMonção

1 Agosto, 2011 - 08:48

202

0

Está tudo pronto para sete concelhos alto-minhotos receberem, durante esta primeira semana de Agosto, o Mundo a Dançar. Antes dos espectáculos em palco, esta segunda-feira fica marcada pela recepção aos grupos, seguida de um convívio. A 26ª edição deste evento de folclore internacional segue o mesmo formato e estrutura dos anos anteriores, mas com uma novidade na sua designação.

Está tudo pronto para sete concelhos alto-minhotos receberem, durante esta primeira semana de Agosto, o Mundo a Dançar. Antes dos espectáculos em palco, esta segunda-feira fica marcada pela recepção aos grupos, seguida de um convívio. A 26ª edição deste evento de folclore internacional segue o mesmo formato e estrutura dos anos anteriores, mas com uma novidade na sua designação. Depois de se ter afirmado como Festival Internacional de Folclore de Ponte de Mouro e Alvarinho, a organização decidiu apostar num novo nome, FolkMonção.
O director Boaventura Rodrigues explica que a ideia inicial era que os produtores de Alvarinho de sub-região de Monção e Melgaço apoiassem a iniciativa, dada a sua projecção mundial. No entanto, e com o passar das edições isso não veio a acontecer, pelo que se optou por uma designação mais "simples e generalista".

Com a filosofia de partilhar conhecimentos experiências, a edição 2011 deste festival de folclore conta ainda com o apoio do Instituto Português de Juventude na angariação de voluntários vindos um pouco de todo o país e há até o caso de uma polaca que se inscreveu e vem para o Alto Minho durante uma semana para prestar apoio na logística deste evento, que reúne mais de uma centena de voluntários residentes.
Boaventura Rodrigues diz que se registaram dezenas de inscrições, mas a estrutura do evento só admitiu dez. Uma parceria para continuar nos próximos anos.

Os concelhos de Caminha, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira recebem, entre 1 e 8 de Agosto, a 26ª edição do Festival de Folclore Interncional, antes Ponto de Mouro e Alvarinho, mas agora com uma nova designação, FolkMonção, mantendo, contudo, o slogan pelo qual é conhecido o evento, "O Mundo a Dançar".
Numa organização do Rancho Folclórico de Barbeita, o evento conta, este ano, com todos os grupos "estreantes", que vêm pela primeira vez, de países como a Bielorrússia, Bolívia, Buriacia, Chile, Colômbia, Coreia, Portugal, Rússia e Togo.
São esperadas 55 mil pessoas para apreciarem 11 espectáculos, sendo que os momentos altos são as galas de abertura e encerramento no concelho monçanense.
O alrgamento do evento ao concelho de Paredes de Coura estava previsto para esta edição,no entanto, o facto de colidir com as Festas do Concelho adiou a ideia para 2012. Há também a "desistência" do cocnelho de Arcos de Valdevez, sem ter avançado motivos.
Ao longo de 26 anos de espectáculo, este Festival internacional de Folclore já trouxe ao Alto Minho 239 grupos dos cinco continentes, num total de 8.400 intérpretes.

Últimas