PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Paredes de Coura

Zendal vai ampliar instalações – Vem aí um Parque Biotecnológico para Coura

20 Outubro, 2023 - 17:11

659

0

Nova fábrica de vacinas foi inaugurada.

A espanhola Zendal vai ampliar instalações em Paredes de Coura e pretende construir neste concelho um Parque Biotecnológico. 

 

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo CEO do grupo, Andrés Fernández, durante a cerimónia de inauguração da nova fábrica de vacinas, no parque empresarial de Formariz.

 

“A inauguração desta fábrica é um marco para o grupo Zendal. É também um marco para a biotecnologia da região. É a primeira e única fábrica de produção de vacinas em Portugal, tendo sido criada com o objetivo de produzir vacinas em larga escala”, iniciou o responsável.

 

Vai ter uma capacidade de produção anual a rondar os 84 milhões de vacinas.

 

“Mas isto é apenas o início. Já estamos a estudar a viabilidade de uma nova instalação neste mesmo recinto, para aumentar a nossa presença e o nosso compromisso com a eurorregião. Não é nosso objetivo apenas uma fábrica aqui”, revelou o CEO.

 

“A intenção passa por montar um Pólo Biotecnológico que nos coloque como referência no mapa mundial”, acrescentou.

 

Enorme aplauso na sala, sobretudo com rostos de alegria por parte do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira.

António Costa: “Um trabalho extraordinário”

No seu discurso, António Costa recordou o momento em que teve conhecimento de que o grupo Zendal pretendia investir em Paredes de Coura. Foi em 2020, precisamente no início da pandemia da COVID-19.

 

O Primeiro-Ministro enalteceu a confiança de um grupo convicto de que “iríamos sobreviver à pandemia” e já a pensar “no que ia fazer depois da pandemia”.

 

António Costa realçou “um trabalho extraordinário em condições muito difíceis, porque a administração pública também esteve confinada”.

 

“É também muito bom ver que a Zendal não está satisfeita com tudo aquilo que já alcançou e que tem a ambição de prosseguir. Gosto sobretudo de ver este projeto como uma ideia europeia, que junta o Norte e a Galiza”, acrescentou.

 

 

 

Veja a nossa galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

Vítor Paulo Pereira: “Se a Zendal crescer em Paredes de Coura, irá também crescer no Porriño”

Naturalmente orgulhoso após o anúncio feito pelo CEO da Zendal, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura sublinhou a importância da união de esforços entre as duas margens do rio Minho.

 

“Há sempre algum medo quando alguma empresa espanhola ou galega se vem implantar em Portugal. Mas nós não temos de olhar para o rio Minho como fronteira, como um muro!”, exclamou.

 

“Se a Zendal crescer em Paredes de Coura, irá também crescer no Porriño. É uma coisa maravilhosa ver trabalhadores de Paredes de Coura que vão para o Porriño e trabalhadores do Porriño a vir para Paredes de Coura”, elucidou o autarca.

 

“Aquilo que nós queremos construir aqui na Eurorregião é um Pólo Biotecnológico. E acreditem que é isso que vamos fazer! Crescer em Espanha será crescer em Portugal. E crescer em Portugal será crescer em Espanha!”, afirmou Vítor Paulo Pereira.

 

O investimento total rondou 25 milhões de euros. As instalações em construção em Paredes de Coura ocupam uma parcela de 50.000 metros quadrados, naquele parque industrial.

 

 

[Fotografias capa: DR | Rádio Vale do Minho]

Últimas