PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

VP Âncora: Travessia pedonal inferior aberta – Ministro diz que foi “dupla vitória”

26 Abril, 2021 - 17:56

312

0

PUB Foi inaugurada esta segunda-feira a travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, Caminha. O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro […]

PUB

Foi inaugurada esta segunda-feira a travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, Caminha.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, convergiram naquela que consideram ser a importância da obra, sublinhando por um lado que esta é uma promessa cumprida, que se traduz numa travessia que serve as pessoas, correspondendo à sua vontade.

Pedro Nuno Santos frisou que, “apesar da dimensão desta intervenção, estamos na presença de uma obra tecnicamente complexa, mas que se justifica porque faz a diferença na vida das pessoas”.

O governante admitiu que a intervenção se deve à muita insistência da Câmara Municipal de Caminha e do seu Presidente, e que “se traduz numa dupla vitória para o Município, não só porque conseguiu a obra mas porque conseguiu também que ela fosse financeiramente suportada pela Infraestruturas de Portugal e enquadrada na modernização da Linha do Minho”.

 

 Travessia pedonal inferior da Linha do Minho, em VP Âncora, foi inaugurada esta segunda-feira
[Fotografias: Município Caminha]

 

 

Miguel Alves, por seu lado, recordou sumariamente o processo, recuando a 2013, quando encontrou o Município de Caminha de relações cortadas com a REFER e sem perspetiva de qualquer diálogo.

“Não havia plano, não havia projeto, não havia concurso de empreitada, não havia nada, a não ser a vergonha de termos esta via fechada e sem esperança de que a situação se alterasse”, lamentou.

“Vale a pena lutar por aquilo que queremos”, disse ainda o presidente da Câmara, referindo-se à insistência da população de Vila Praia de Âncora na abertura de uma passagem. O diálogo entre Câmara e Governo levaram a que, em 2018 o projeto da travessia pedonal avançasse e a obra arrancasse.

“Estamos a servir as pessoas, a cumprir o que prometemos e esta é a melhor poção para combater a demagogia, o populismo e as notícias falsas”, rematou Miguel Alves.

A abertura da travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro coincide com as primeiras passagens de comboios elétricos naquela via.

A eletrificação da Linha do Minho entre Nine, no distrito de Braga e Valença, no distrito de Viana do Castelo, foi dividida em duas empreitadas.

Primeiro o troço Nine – Viana do Castelo, concluído em julho de 2019, e depois Viana do Castelo e Valença, onde no domingo iniciam as circulações comerciais com tração elétrica.

Os investimentos na Linha do Minho foram realizados no âmbito do programa de modernização da rede ferroviária nacional Ferrovia2020, comparticipado por Fundos da União Europeia, através do Compete 2020.

A modernização do troço entre Nine e Valença representou um investimento de 86,4 milhões de euros, 67,9 milhões de euros comparticipados pela União Europeia e 18,5 milhões de euros de financiamento nacional.

 

[Fotografia: Município Caminha]

 

PUB

Últimas