PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vila Praia de Âncora

VP Âncora: Farol totalmente operacional e “grande alegria” entre pescadores

24 Outubro, 2019 - 11:01

305

0

PUB Já está totalmente operacional o farolim do porto de mar de Vila Praia de Âncora. Após três anos apagado, o equipamento foi finalmente reparado após um alerta dado por […]

PUB

Já está totalmente operacional o farolim do porto de mar de Vila Praia de Âncora. Após três anos apagado, o equipamento foi finalmente reparado após um alerta dado por Liliana Silva, deputada pelo PSD na Assembleia da República na anterior legislatura.

“Foi uma grande alegria entre os pescadores. Mostraram-se muito satisfeitos”, disse Liliana Silva à Rádio Vale do Minho ao princípio da manhã desta quinta-feira. “É uma vitória para todos nós mas sobretudo para eles”, reiterou a social-democrata.

Esta nova lanterna do farol é, no entanto, provisória. Ao JN, a Docapesca referiu que foi feito no passado mês de setembro um levantamento de necessidades para uma “reabilitação profunda” da infraestrutura. “Será agora realizado o procedimento concursal da empreitada, para que esta tenha início até ao final do ano e onde se incluirá também a colocação da lanterna definitiva”.

 

Farol ou farolim?

 

Habitualmente designado por farol, esta luz é tecnicamente um farolim. Por definição consultada, um farol é uma estrutura, em geral conspícua quando vista do mar, na qual está colocada uma luz de alcance luminoso normalmente superior a 15 milhas, que pelas suas características especiais, serve de ajuda a toda a navegação marítima, quer de dia quer de noite.

Já o farolim é uma estrutura menos notável que a de um farol, na qual está montada uma luz de alcance normalmente inferior a 15 milhas. Muitas vezes, um farolim nem estrutura tem, pois a luz pode ser montada conforme as conveniências e os meios que se dispõe, numa parede de um edifício, em muros, postes de iluminação, etc.

 

Escadas degradadas também já foram retiradas

 

Mas a alegria não se esgotou aqui. Os pescadores notaram também que foram já retiradas também daquele local umas escadas em ferro, em muito mau estado. Um problema que tinha também sido denunciado por Liliana Silva no passado mês de junho. Na altura, a antiga parlamentar denunciou publicamente aquilo que considerou “condições degradantes” em que se encontrava o Porto de Mar de Vila Praia de Âncora.

“Foram retiradas e é mais um problema resolvido”, disse Liliana Silva à Rádio Vale do Minho visivelmente satisfeita.

Liliana Silva exerce atualmente o cargo de vereadora pela oposição (PSD) na Câmara Municipal de Caminha. Era a número quatro da lista dos candidatos do PSD por Viana do Castelo à Assembleia da República nas eleições legislativas do passado dia 6 de outubro. Não chegou a ser eleita. No Alto Minho, os sociais-democratas elegeram três deputados.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

 

Últimas