PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

VP Âncora: Câmara vai assumir gestão cultural do Cineteatro

24 Dezembro, 2016 - 01:54

151

0

PSD louva o renovado espaço mas critica postura do autarca socialista, Miguel Alves.

A Câmara Municipal de Caminha vai assumir, a partir do próximo mês de janeiro, a gestão cultural do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. O protocolo entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora para a utilização do equipamento foi ontem aprovado e assegura também uma verba mensal, que permitirá à Associação garantir o pagamento das obrigações assumidas com as obras. “O excelente entendimento entre o Município e a Associação Humanitária permitiu mais uma vez chegar a bom porto. O objetivo principal do protocolo é a cedência de utilização do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora ao Município de Caminha, para que possam ser realizadas atividades sociais e culturais, e ao mesmo tempo apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora no que concerne à manutenção do referido equipamento”, explica a edilidade.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Miguel Alves (PS), considera que “esta proposta é fundamental para a sustentação financeira dos Bombeiros, para suporte do pagamento das obrigações assumidas com a reabilitação do Cineteatro e para fomento da programação cultural em Vila Praia de Âncora e no concelho de Caminha”.
Nos termos do documento, a Câmara assume a gestão cultural, o que implica a definição da linha programática, contratação, divulgação, promoção e procedimentos em geral. A Câmara responsabiliza-se também pelo pagamento de todas as despesas relativas a energia, água, limpeza, manutenção e recursos humanos, pagando ainda à Associação Humanitária, mensalmente, a quantia de mil euros.
O protocolo tem a duração de dez anos, com início em janeiro de 2017, sendo automaticamente renovável se as partes assim o entenderem. A recuperação deste equipamento, no qual a Câmara e a Associação de Bombeiros se envolveram em conjunto, em franca cooperação, dará um novo fôlego à cultura de Vila Praia de Âncora. Há também uma componente emocional, de ligação da população ao seu Cineteatro, ao mesmo tempo que fica colmatada uma lacuna, porque a Vila terá agora um espaço coberto, moderno, com todas as condições para receber eventos, em qualquer altura do ano.
“A Câmara reconhece a excelência do trabalho da direção do Bombeiros de Vila Praia de Âncora e, neste contexto, resolvemos as dividas e as trapalhadas do passado, subscrevemos um protocolo com a Associação que permite estabilizar a receita dos Bombeiros (de Vila Praia de Âncora e de Caminha)”, acrescentou o presidente da Câmara.
Depois de cerca de duas décadas encerrado, o Cine Teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora abre as suas portas, completamente remodelado, no próximo dia 7 de janeiro. A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, estará presente na sessão solene.

PSD louva Cineteatro mas critica postura do presidente da Câmara

Sobre o renovado Cineteatro, o PSD não tem dúvidas de que “é uma obra da inteira responsabilidade desta associação mas que nos deve orgulhar a todos!”. No entanto, os sociais-democratas reprovam a postura do presidente da Câmara que “no seu preâmbulo da proposta [de colaboração entre o Município e os bombeiros], tece considerações depreciativas acerca da forma de gestão de anteriores direções dos bombeiros, assim como, das opções tomadas pelos mesmos relativamente a anteriores projetos para o cineteatro”. Para o PSD, “esta postura de crítica constante do dr. Miguel Alves a tudo e a todos, levou a que o PSD se insurgisse e lamentasse que o Sr. Presidente para aprovar um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, tivesse que criticar a situação financeira da mesma e a sua anterior gestão”. “Chega inclusive a apelidar as opções de projeto para o cineteatro tomadas pelas anteriores direções como megalómanas, como se tivesse alguma legitimidade para criticar factos destes”, lamenta a direita caminhense.
“Uma postura lamentável, que já não espanta o PSD, mas que revolta por estar a criticar pessoas distintas da freguesia de Vila Praia de Âncora que, com honra, coragem e legitimidade democrática assumiram dirigir os destinos desta associação tomando com total direito as suas opções”, finaliza a oposição social-democrata.

Últimas