PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

‘Voluntários da Leitura’ já arrancou

25 Fevereiro, 2014 - 06:52

150

0

Neste momento, são 12 as crianças do 1º ciclo abrangidas, mas a autarquia prentende alargar a iniciativa.

Já são seis, os voluntários disponíveis para dinamizar o programa nacional ‘Voluntários de Leitura: um projeto de cidadania ativa’, ao qual o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira se associou, este ano, pela primeira vez.
Neste momento, são 12 as crianças do 1º ciclo abrangidas, mas a ideia é alargar a iniciativa a outros níveis educativos e para isso são necessárias mais pessoas disponíveis para promover o prazer de ler.
Enquanto instituição promotora do voluntariado, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira pretende proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento do gosto de ler e da fluência de leitura, quer em contexto
escolar quer familiar.
Cada voluntário compromete-se a desenvolver atividades de práticas de leitura com duas crianças, através da leitura em voz alta e debate sobre livros com pequenos grupos, leitura em voz alta para uma turma, apresentação de livros, dramatização de histórias, entre outras. O objetivo é contribuir para que cada criança leia mais e melhor.
Qualquer pessoa pode desempenhar este papel, desde professores aposentados, outros reformados, membros das associações de pais e/ou culturais, alunos mais velhos da própria escola ou de outras, familiares dos alunos, elementos da comunidade. No caso de Vila Nova de Cerveira, basta contactar o Banco Local do Voluntariado, associado a este projeto.
As sessões têm um período de 30-50 minutos, uma ou duas vezes por semana. Trata-se de uma atividade agradável, acessível a qualquer pessoa, e com efeitos inestimáveis no desenvolvimento inteletual dos beneficiários.
O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.

Últimas