PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

Vitorino canta nas Feiras Novas 2013

23 Agosto, 2013 - 08:33

169

0

Os primeiros sons das tradicionais festas do concelho de Ponte de Lima vão ser entoados pelo popular cantor Vitorino que canta as Feiras Novas, dia 4 de Setembro, às 21h30, no Largo de Camões.

Os primeiros sons das tradicionais festas do concelho de Ponte de Lima vão ser entoados pelo popular cantor Vitorino que canta as Feiras Novas, dia 4 de Setembro, às 21h30, no Largo de Camões.

A atuação conta com a participação do Grupo Recria Som, seguindo-se o tradicional Encontro Concelhio de Concertinas, esperando-se uma grande afluência de tocadores de concertina.

As tradicionais Feiras Novas elevam a cultura através do folclore, das tocatas de concertina, dos concertos de bandas de música, dos concursos pecuários e dos eloquentes cortejos que de ano para ano atraem milhares de forasteiros.

A quinta-feira, dia 5, denominada a Noite da Terra, conta com atuação da Banda de Estorãos e da Banda Musical de Aboim da Nóbrega, no Largo de Camões.

Na sexta-feira, dia 6, é a Noite da Música, a partir das 20h30, no Jardim do Paço do Marquês ecoam os sons da Guitarra Portuguesa, com o Grupo Fado ao Centro – são os fados de Coimbra que vibram no Jardim do Paço do Marquês.

Na Expolima, a partir das 21h00 arranca a Taça dos Campeões de Horseball – Feiras Novas, com a participação da Itália, Espanha, França e Portugal.

Ao Largo de Camões regressa a música filarmónica com as Bandas de Música de Moreira do Lima e de Rio Mau, pela noite dentro. Na madrugada de sábado o grupo Nem Fá Nem Fum vai encher o Largo de Camões de imensa alegria com os sons do mundo.

Mas para além do som das Bandas de Música, do ribombar dos Bombos dos Grupos de Zés Pereiras e das Concertinas, que se farão ouvir ao longo de todas as festividades, inúmeras ações compõem estas tradicionais festas do Concelho Limiano.

O amanhecer de sábado regista mais um dos grandes momentos das Feiras Novas, o tradicional Concurso Pecuário e o ribombar dos Zés Pereiras e Gaiteiros com a concentração ao meio-dia no Largo de Camões.

Os usos e costumes do povo limiano têm o seu expoente máximo no Cortejo Etnográfico, que percorre as principais ruas e avenidas da Vila, a partir das 16h00. É uma demonstração única de cada freguesia do concelho.

Na Expolima decorre, ao longo da tarde a Corrida de Garranos e às 21h00 a final da Liga dos Campeões de Horseball – Feiras Novas.

A noite de sábado – Noite das Rusgas vive-se ao som da Concertinas e do Folclore.

“Ponte de Lima – Berço do Folclore” é o tema do cortejo histórico, que sai à rua no domingo às 15h30 apresentando-se a vida colectiva do concelho na vertente do folclore, consagrando o nosso território como o berço do folclore alto minhoto e do traje à lavradeira minhota, extensivo a toda a região desde Melgaço a Guimarães com profundas raízes em Ponte de Lima, culminando com os Festivais de Folclore que acontecem nas duas margens do Rio Lima, a partir das 17 horas no Campo do Arnado e no Parque de S. João (Expolima).

As noites são vividas ao som dos concertos das bandas de música, no Largo de Camões, das tocatas de concertina em cada esquina, do fogo de artifício e do Festival de Folclore, cheio de cor, alegria e sons populares.

Pelas ruas a animação será uma constante com a Bandinha da Alegria, no domingo a partir das 21h30 e outras variantes.

Magnifica sessão de fogo de artifício entre pontes à 01h00 encerra a Noite do Fogo.

Na segunda-feira, dia dedicado às celebrações religiosas em honra de Nª Srª das Dores, a majestosa procissão percorre as principais ruas do Centro Histórico a partir das 16h30 horas.

As bandas de música despedem-se das Feiras Novas com o Hino de Ponte de Lima, num concerto no Largo de Camões, às 19h00.

A noite de segunda-feira, chamada a Noite do Baile, conta com a irreverência dos estudantes num espectáculo de Tunas a partir das 22h00, seguindo-se um espetáculo de música portuguesa com o grupo “Função Pública” no Largo de Camões.

A sessão de fogo de artificio à 00h30 é o último momento do programa oficial das Feiras Novas 2013.

Últimas