PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira/Brexit: ‘Muitos vão tentar ganhar dinheiro com a especulação e com o medo’

25 Junho, 2016 - 04:16

149

0

Autarca courense considera que ‘a Europa tem de começar a entender que a economia é importante, mas acima da economia está a vida das pessoas’.

A anunciada saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi um dos temas discutidos esta sexta-feira pelos deputados courenses, naquela que foi última sessão da Assembleia Municipal antes do Verão. Por tratar-se de uma sessão com uma ‘agenda leve’, o tema foi lançado pelo próprio presidente da Assembleia Municipal, José Augusto Pacheco. “É uma questão que preocupa toda a gente”, introduziu.
Ato contínuo, o presidente da Câmara tomou a palavra e considerou que “o futuro da UE dependerá muito da sensatez da própria Alemanha e de outros países. Isto pode influenciar vários países do norte da Europa, como é o caso da Suécia. Muitos vão tentar ganhar dinheiro com a especulação e com o medo. Há franjas de corretores e agências que têm interesse em que tudo corra mal. O que eles não sabem é que se as coisas correrem verdadeiramente mal, correm mal para todos”. Vítor Paulo Pereira optou por desdramatizar e, por agora, o autarca socialista defende que “é preciso ter calma. Não entrar em histerismos. A Europa tem de começar a entender que a economia é importante, mas acima da economia está a vida das pessoas”.
Do lado do PSD, José Augusto Caldas também fez um apelo à tranquilidade. “Já aconteceram coisas piores na história e os países não acabaram, a economia não acabou e conseguimos sempre dar a volta”, lembrou. O deputado ‘laranja’ alertou no entanto para os perigos de um eventual “reavivar de preocupações e de tensões” em países como Espanha, Bélgica e Itália. Porém, “o ponto mais crítico para a economia portuguesa [com a saída do Reino Unido] será aquele em que ficará mais caro aos ingleses viajar para Portugal. Os ingleses são, de facto, uma comunidade turística significativa, em particular no Algarve”.
Recorde-se que os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o ‘Brexit’ ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.
Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais. Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos.
A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.

Últimas