PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira: “Tudo pode ficar perigoso se os courenses pensarem que não há risco”

5 Maio, 2020 - 21:02

351

1

PUB “Os courenses mostraram-se e têm-se mostrado sempre comprometidos com um esforço coletivo”. Foram as primeiras palavras de Vítor Paulo Pereira à Rádio Vale do Minho num dia em que […]

PUB

“Os courenses mostraram-se e têm-se mostrado sempre comprometidos com um esforço coletivo”. Foram as primeiras palavras de Vítor Paulo Pereira à Rádio Vale do Minho num dia em que Paredes de Coura fez história. O Município venceu o novo coronavírus (COVID-19) numa batalha que foi a primeira e que se deseja a última.

Num mês e 11 dias, o concelho conseguiu recuperar nove casos confirmados de infeção pela nova doença. Quase mês e meio de angústia para um povo que hoje exultou de alegria com a notícia dada pela Rádio Vale do Minho.

Visivelmente contente, mas em tom humilde, o presidente da Câmara atribui todo o mérito à população em geral e, mais em particular, à eficácia das IPSS do concelho, dos Bombeiros Voluntários, Centro de Saúde e respetivos profissionais.

“Têm sido muito cuidadosos nos controlos das entradas e saídas. Muito cuidadosos no uso dos equipamentos de proteção individual. Tudo isto é um trabalho coletivo”, sublinhou o autarca.

 

A guerra não está ganha

 

A batalha está ganha… mas a guerra ainda não. “Tudo pode ficar mais perigoso se os courenses pensarem que a partir de agora não há risco de infeção”, avisa Vítor Paulo Pereira. “O perigo de contágio continua presente e todos nós temos de continuar vigilantes mostrando sobretudo um espírito de civismo e de cidadania acima da média”.

Recorde-se que o Município realizou recentemente uma operação de grande escala de distribuição de cerca de 20 mil máscaras reutilizáveis (com certificado CITEVE), bem como 10 mil máscaras cirúrgicas e álcool gel, num investimento que ultrapassou os 50 mil euros.

“As Juntas de Freguesia fizeram um trabalho incrível ao fazê-las chegar a todos. Por isso, esta segunda-feira teremos todas as condições para reabrir ao público o atendimento, cumprindo todas as condições de higiene e segurança”, enalteceu Vítor Paulo Pereira à Rádio Vale do Minho.

 

“Isto ainda mal começou”

 

Questionado sobre se este está a ser o maior desafio como presidente de Câmara, o autarca teve resposta pronta. “Isto ainda mal começou!”, exclamou.

“Não é um desafio só para mim mas para todas as pessoas. Claro que tem sido exigente para o Município mas tenho a humildade de reconhecer que tem sido difícil para muitas pessoas que, em consequência desta crise, ficaram desempregadas ou então viram os seus rendimentos diminuir”.

Os primeiros dois casos confirmados de infeção pela COVID-19 em Paredes de Coura foram noticiados pela Rádio Vale do Minho no passado dia 24 de março. O concelho chegou aos nove casos ativos. E daí não passou. Esta terça-feira, anunciou todos os casos recuperados.

Em Portugal, são agora 25.702 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19). Mais 178 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Portugal registou, até esta terça-feira, 1074 mortos pela nova doença, mais 11 do que esta segunda-feira. Há 1.743 pessoas recuperadas.

 

PUB

 

Últimas