PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira: ‘Temos uma Câmara ágil, competente e rápida’

30 Abril, 2016 - 04:24

160

0

PSD lamenta um concelho com ‘falta de competitividade’. Autarca socialista rejeitou crítica social-democrata.

“Não me venham falar de perda de competitividade!”. De fogo cerrado sobre o PSD, o presidente da Câmara de Paredes de Coura rejeitou esta sexta-feira, em Assembleia Municipal, o alerta dado pela bancada social-democrata. Vítor Paulo Pereira respondia ao deputado José Augusto Caldas, que momentos antes tinha apontado a subida de receitas correntes do Município. “Nos últimos três anos, o Município de Paredes de Coura recebeu em receitas correntes 25,9 milhões de euros. Entre 2010 e 2012, em receitas correntes o Município recebeu 20,3 milhões de euros. Ou seja, nos últimos três anos uma Câmara do PS com um Governo da coligação PSD/CDS-PP recebeu mais 5,5 milhões de euros em receitas correntes”, disse. “O PSD gostaria que a divisão desta verba fosse aplicada nas políticas de apoio à economia local. É forçoso inverter esta tendência de perda de competitividade do concelho! É forçoso e quase obrigatório que se usem todos os mecanismos legais para apoio à população em termos de desenvolvimento económico”, defendeu o deputado ‘laranja’.
Na resposta a José Augusto Caldas, o autarca socialista devolveu com várias questões. “Você sabe quantas fábricas vão abrir a partir de agora? Quer que eu traga aqui os empresários todos? Até posso fazer! Eles compreendem de tal forma o nosso trabalho que eu trago-os todos na próxima Assembleia Municipal. Na altura da intervenção do público, eles dirão como trabalha a Câmara na captação de investimento. E fazem-no! Não tenha a mínima dúvida!”, garantiu Vítor Paulo Pereira a José Augusto Caldas. “O que é a perda de competitividade? É uma fábrica com 193 postos de trabalho? É outra que vai abrir daqui a um mês? É outra que vai abrir em setembro?”, ironizou o edil courense.

“Temos uma gestão rigorosa que mostra o respeito que temos por quem trabalha”

Na hora da Prestação de Contas do ano passado, o presidente da Câmara avançou desde logo com os ‘galões’ de um Município que paga a tempo e horas. Vítor Paulo Pereira lembrou que Paredes de Coura paga a três dias. “Os dados do Portal de Transparência Municipal mostram que Paredes de Coura está muito acima da média dos municípios do Alto Minho e restantes autarquias portuguesas em matéria de boas contas”, salientou.
“No ano de 2015 conseguimos reduzir à dívida 858 mil euros. Esta diminuição foi concretizada com a amortização de empréstimos a médio e longo prazo e com a diminuição da dívida protocolada com outras empresas”, continuou o autarca. “O comportamento de rigor visa criar alicerces para uma estabilidade financeira que promova a capacidade de investimento em setores que consideramos estratégicos”.
Uma taxa de execução orçamental superior a 90%, a obra feita e os espaços requalificados foram também pontos tocados durante o discurso. “Aprofundámos o ambiente cultural que já vinha do antigo Executivo. Requalificámos edifícios, as piscinas que abrem amanhã [este sábado] e o pavilhão. Fizemos uma primeira requalificação da escola e hoje mesmo submetemos nova candidatura para ficarmos com uma escola completamente nova. Vamos investir na escola mais de dois milhões de euros”, enumerou o edil courense. “Construímos uma Caixa de Brinquedos que é a felicidade de muitas crianças. Temos um novo clube de música. Temos uma nova Loja de Turismo e estamos a revolucionar a Loja Rural”.
A concluir, Vítor Paulo Pereira mostrou-se convicto de que o trabalho do Executivo Municipal ajudou “a criar um ambiente de confiança. Um ambiente favorável ao investimento e ao emprego”. “Temos portanto uma Câmara ágil, competente e rápida”.

PSD responde com estudo da Bloom Consulting

Novamente pela voz do deputado José Augusto Caldas, o PSD distribuiu por todos os deputados a edição deste ano do ranking anual de municípios portugueses elaborado pela Bloom Consulting. A listagem foi recentemente divulgada pelo «Jornal de Negócios» e mostra que Paredes de Coura está agora no lugar 257 entre os 308 municípios portugueses. O concelho caiu três lugares no espaço de um ano.
Nos rankings parciais, Paredes de Coura aparece como o pior concelho do distrito de Viana do Castelo no setor dos negócios. Na categoria “visitar” (turismo), Paredes de Coura é também o pior em todo o distrito. Na área “viver” (condições de vida), o panorama de Paredes de Coura não difere muito. É também o pior entre os 10 municípios do distrito.
O presidente da Câmara voltou a desdramatizar o alarme vindo do PSD. “Eles analisam com critérios manhosos e que não são aferíveis. Depois mandam uma cartinha para as Câmaras a dizer assim: «Sr. Presidente, o senhor está quase na cauda do desenvolvimento! Nós temos as estratégias e as ferramentas para mudar completamente a imagem do concelho. E tudo isto custa a módica quantia de quatro mil euros»”, contou Vítor Paulo Pereira. Ouviram-se gargalhadas na bancada socialista. “Isto é como o Índice de Transparência. Aparecemos sempre em último, como se esse índice tivesse a ver com a ética, a boa gestão, o rigor”.
Pragmático, Vítor Paulo Pereira arrumou a Bloom Consulting na ‘prateleira’ das “formas menos lícitas de ganhar dinheiro”. De olhar virado à direita, o autarca socialista concluiu dizendo que “o problema do PSD é que não consegue conviver com o sucesso da Câmara”.
Os Documentos de Prestação de Contas da Câmara Municipal, do ano de 2015, foram aprovados com votos favoráveis do PS e do PSD. Contaram com a abstenção do PCP.

Últimas