PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Vítor Paulo Pereira: “O PS é hoje um partido que dá esperança às pessoas”

19 Abril, 2019 - 10:04

258

0

“O PS é hoje um partido que dá esperança às pessoas. Sabe conciliar a gestão das contas públicas com o desenvolvimento. É um partido que mostra, sobretudo, que os partidos […]

“O PS é hoje um partido que dá esperança às pessoas. Sabe conciliar a gestão das contas públicas com o desenvolvimento. É um partido que mostra, sobretudo, que os partidos de esquerda sabem gerir”. As palavras são do presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, aos microfones da Rádio Vale do Minho.

No dia em que o PS completa 46 anos de vida, a Rádio Vale do Minho falou com um dos socialistas mais proeminentes do distrito de Viana do Castelo. O nome de Vítor Paulo Pereira pesa. Pesa muito. Não há quem não o conheça e reconheça não só na Federação Distrital do partido como ao nível nacional. Mas o autarca courense, na sua humildade, foca-se mais no que mais gosta: o trabalho pela terra que o viu nascer. “Os partidos de esquerda sabem que, para existir equilíbrio na sociedade e ação social, é também preciso criar riqueza. O PS tem feito isso de uma forma harmoniosa e muito equilibrada. E isso mostra que o Partido Socialista português é dos poucos na Europa que não perdeu força social em relação aos congéneres de outros países”, apontou.

Os últimos dias foram marcados por solavancos na governação de António Costa. A greve dos motoristas de transporte de materiais perigosos deixou o país a um passo do caos. Vítor Paulo Pereira desdramatiza e acredita que o PS sairá vencedor tanto nas próximas eleições europeias (26 de maio) como nas legislativas (6 de outubro). “Depende também muito das pessoas e a mim, como presidente de Câmara também me cabe do dever de fazer com que o eleitorado tenha vontade de votar. Sobretudo nas europeias”, disse. “Nos últimos anos, as taxas de abstenção têm sido gritantes. Basta olharmos para o Alto Minho onde, nas europeias, a abstenção tem andado na casa dos 70% enquanto que nas eleições autárquicas ronda os 30%”, lamentou.

 

Vítor Paulo Pereira:  “Mário Soares foi um homem cheio de coragem, e até a própria direita o reconhece. Foi um homem que muito lutou pela liberdade.”

 

Foi neste mesmo dia, em 1973, que militantes da Ação Socialista Portuguesa fundaram na cidade de Bad Münstereifel, na Alemanha, o PS. Entre eles, obviamente, Mário Soares e a sua esposa, Maria Barroso. “Mário Soares foi um homem cheio de coragem, e até a própria direita o reconhece. Foi um homem que muito lutou pela liberdade. Nas situações mais difíceis, esteve sempre do lado da democracia”, recordou.

“Mário Soares tinha uma situação económica confortável, mas saiu desse conforto. Fez oposição durante muitos anos à ditadura de Salazar. Esteve exilado. Regressou em 1974, tendo naturalmente sido uma pessoa de importância extrema na transição do país para a democracia”. “Foi um grande estadista. Um exemplo na luta contra a ditadura que todos devemos seguir. Não há uma sociedade melhor sem gestos de coragem e Mário Soares ensinou-nos que a democracia não é uma herança. É uma conquista diária!”.

De volta ao presente, mais motivos para sorrir. O jornal espanhol El País teceu vários elogios ao Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, também natural de Paredes de Coura. Portugal é, para o El País, uma nova Finlândia: uma estrela em ascensão no que diz respeito à educação. “Fico extremamente contente. As pessoas têm de perceber que a escola é uma luta de todos e este Governo está a fazer a transição de uma escola exigente para uma escola inclusiva”, sublinhou Vítor Paulo Pereira. “O nosso país, graças ao trabalho extraordinário do nosso Ministro da Educação, tem conseguido progressos assinaláveis. É um governante que está de parabéns. Abraçou um dos ministérios mais difíceis e a ação do Tiago [Brandão Rodrigues] tem sido de excelência”, concluiu.

 

PUB

Últimas