PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira: ‘O futuro está nas nossas mãos e não nas mãos de outros!’

11 Junho, 2016 - 15:27

319

0

Novo parque de caravanas e auto-caravanas de Paredes de Coura foi inaugurado este sábado.

A orientação política até pode ser semelhante, mas o presidente da Câmara de Paredes de Coura continua a ‘fazer peito’ ao Terreiro do Paço. Durante o discurso de inauguração do novo parque de caravanas e auto-caravanas do concelho, Vítor Paulo Pereira voltou este sábado a mostrar repulsa pelo rótulo de território de “Baixa Densidade” colocado a vários concelhos do país. Um termo que advém do intitulado mapa «Portugal de Baixa Densidade», aprovado pelo anterior Governo, que coloca Paredes de Coura entre os 164 municípios em risco de envelhecimento e desertificação. “Não tenho muito feitio para entrar em discursos lamechas do interior e dos territórios de baixa densidade. Não tenho paciência para isso!”, atirou o autarca courense perante várias individualidades e algumas dezenas de caravanistas que assistiram à cerimónia. “O que temos de fazer é ser positivos. Ter ideias novas para criar um novo centralismo ou seja, para eles [Lisboa] olharem também para nós. Nós é que somos o fator diferencior. O futuro está nas nossas mãos e não nas mãos de outros!”, exclamou.
Sobre o novo espaço inaugurado, Vítor Paulo Pereira – ao seu estilo – pareceu depois ter ido beber inspiração à célebre expressão de Vasco Santana, à exceção dos ‘chapéus’. “Sítios bonitos para receber os caravanistas há muitos. O que nos compete a nós é, aprendendo com os erros que outros cometeram, tentarmos fazer as coisas melhor”, defendeu o edil courense. “O sucesso deste parque vai depender da vila, das pessoas e da maneira como recebemos todos os que nos visitam”.
O parque está localizado no antigo largo da feira. Tem capacidade para 46 autocaravanas e caravanas, sendo que seis dos espaços são reservados a caravanas de maior envergadura. Os utilizadores têm à disposição um vasto leque de serviços que passa pelo fornecimento de água, energia, área para despejo de água residuais, vigilância, equipamentos sanitários com chuveiros e um espaço de lavandaria, entre outros. “Isto é que nos torna verdadeiramente competitivos. Naturalmente que, do ponto de vista da tecnologia, um parque deve estar bem apetrechado. No entanto, receber as pessoas com gestos simples de carinho pode ser muito importante para o nosso concelho. Hoje falamos muito em robótica, mas o fator humano é sempre o diferenciador. São as pessoas!”, concluiu o presidente da Câmara.
De referir que empresa responsável pelo novo parque de caravanas e auto-caravanas é a AC Parking Areas, Lda que já se mostrou muito otimista quanto ao futuro deste novo espaço, sobretudo durante o Festival de Paredes de Coura.

Prática do autocaravanismo está a crescer em Portugal

A inauguração do novo parque de caravanas e auto-caravanas surge precisamente na semana em que a Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA) atesta que a prática está a crescer em Portugal. Estimam-se entre 4 mil a 5 mil as autocaravanas nacionais que já circulam pelas estradas do país.
Uma das principais críticas que têm vindo a ser apontadas pela FPA é a falta de legislação adequada. Ainda de acordo com os dados divulgados, cerca de 80% dos autocaravanistas são reformados.
O custo das autocaravanas pode ir dos 60 mil aos 100 mil euros, mas há no mercado de usados, ofertas por valores inferiores.

Veja a GALERIA DE FOTOS do novo parque de caravanas e auto-caravanas aqui [copie o link para a barra de endereços]:
https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/posts/1076841972386391

Últimas