PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

Vítor P. Pereira: EPRAMI exerce um “papel preponderante” na educação e na economia

21 Junho, 2018 - 05:59

340

0

Vítor Paulo Pereira acredita que a Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) está a exercer um “papel preponderante” na economia do Vale do Minho e até do próprio distrito […]

Vítor Paulo Pereira acredita que a Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) está a exercer um “papel preponderante” na economia do Vale do Minho e até do próprio distrito de Viana do Castelo. De acordo com o jornal Expresso, a produção automóvel disparou em Portugal nos últimos meses. Em maio de 2018 foram fabricados em Portugal 28.707 veículos automóveis, um crescimento de 64,7% em relação ao período homólogo do ano anterior. Os dados, divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), indicam ainda que a produção, nos cinco primeiros meses de 2018, registou um crescimento de 86,2%, correspondendo a 126.578 unidades fabricadas em território nacional. “A EPRAMI tem tido um papel importantíssimo em todos os setores, mas está a destacar-se muito no setor automóvel. Sobretudo em Paredes de Coura, onde uma das fábricas aqui instalada acabou por absorver quase na totalidade os alunos formados em Mecatrónica nos anos anteriores”, revelou o presidente da Câmara courense, também membro da Comissão Política Nacional do PS.

Visivelmente orgulhoso, o autarca socialista olha para trás e aponta o músculo industrial que Paredes de Coura conseguiu nos últimos anos. Recorreu a números que se tornaram famosos não só à esquerda como também à direita e em todo o país. Entre 2013 e 2015, Paredes de Coura registou um crescimento de 700% no volume de bens produzidos para exportação. Em 2015, o concelho apresentou um volume de exportações sete vezes superior ao de 2013. Foi o maior crescimento das exportações à frente dos 85 concelhos que compõem a Região Norte. Os dados foram divulgados pelo relatório Norte Conjuntura da CCDR-N. “Este crescimento deve-se muito à EPRAMI! Sobretudo aos professores, à formação de excelência deles, e à formação de qualidade superior que esta escola oferece”, salientou o autarca.

 

Vítor Paulo Pereira: “A importância dos alunos da EPRAMI faz-se sobretudo notar através da implantação de fábricas no domínio automóvel.”

 

Mas os sinais de desenvolvimento económico não se restringem apenas a Paredes de Coura. Vítor Paulo Pereira referiu ainda Monção e Melgaço, onde a EPRAMI tem também pólos instalados. “Também aí, esta escola tem sido determinante na formação de alunos essenciais no mercado de trabalho e que acabam por tornar-se fundamentais na dinâmica económica destes concelhos”, prosseguiu. “Mas falo sobretudo de Paredes de Coura, dado que é a realidade que conheço mais e onde a importância dos alunos desta escola se tem feito sobretudo notar através da implantação de fábricas do domínio automóvel”.

O prestígio granjeado pela EPRAMI é de tal ordem que no ano passado, a Diretora da Microsoft para o setor da Educação em Portugal considerou que a escola “é um exemplo” da transformação digital na educação. A escola foi contemplada com os prémios pela vitória no concurso DOTS Challenge promovido pela Microsoft Portugal, entre 34 escolas de todo o país num total de 384 professores participantes. Ao peito, a EPRAMI orgulha-se hoje de apresentar a chancela de Microsoft School, devido ao nível de avanço tecnológico e personalização considerável. “Isso só mostra o excelente trabalho que esta escola tem feito através de um quadro docente muitíssimo bom. Todas as outras escolas reconhecem o espírito inovador da EPRAMI e isso conduz naturalmente a estes e outros resultados muito positivos”, considerou Vítor Paulo Pereira aos microfones da Rádio Vale do Minho.

 

 

“A formação profissional já não é o parente pobre do ensino!”

 

Para o presidente da Câmara de Paredes de Coura, a ideia de que o ensino profissional é só para alunos que não obtêm médias para ingressar nas universidades está completamente diluída. “O ensino profissional acaba hoje até por ser uma primeira escolha! Os pais e os encarregados de educação têm também a consciência de que o ensino profissional é a apenas a primeira etapa de uma formação a ser feita ao longo da vida”, disse. “A formação profissional já não é o parente pobre do ensino! Tem um valor que é hoje reconhecido pelos empresários, pelos industriais e por todas as pessoas. É uma formação onde os alunos são muito mais rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Tem um grau de empregabilidade muito elevado, o que leva a que se tenha tornado numa primeira escolha”.

Fundada em 1993, a EPRAMI tem apostado desde sempre no desenvolvimento da região através da formação e renovação dos recursos humanos. Em 1999 nasceu a ADEMINHO – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional do Alto Minho Interior, entidade proprietária da escola, constituída pelos municípios de Paredes de Coura, Monção, Melgaço e pelo ICN, Parque Nacional Peneda Gerês.

Últimas