PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira: ‘Até já nos encarregam de elaborar projetos globais para todos’

27 Fevereiro, 2016 - 03:05

133

0

Autarquia garante ter já ‘projeto delineado e bem estruturado’ para a Casa do Outeiro.

“Se há uma coisa que esta Câmara tem é ideias. E muitas vezes, junto da CIM Alto Minho, até já nos encarregam de elaborar projetos globais para todos, ou seja, já dizem: «Coura faz e nós depois entramos na candidatura»”. As palavras foram deixadas esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Paredes de Coura, em Assembleia Municipal, a José Augusto Caldas. O deputado do PSD tinha alertado momentos antes para a necessidade de requalificação e valorização da Casa do Outeiro, na freguesia de Agualonga.
Recorde-se que aquele edifício, propriedade Municipal, encontra-se em estado bastante degradado. A maior parte do recheio da casa foi transferida há vários anos para outros equipamentos municipais, entre eles o Museu Regional e o Arquivo Municipal.
Em tom pragmático, o edil socialista garantiu que o restauro da Casa do Outeiro vai avançar “quando houver dinheiro”. Sobre o futuro, Vítor Paulo Pereira revelou que a autarquia tem já “um projeto delineado, bem estruturado com investidores holandeses para a Casa do Outeiro”. Mesmo sem verbas, o autarca adiantou ainda que aquele espaço poderá, entre outras hipóteses, transformar-se numa residência artística. Para além dos quartos propriamente ditos, a ideia passará por construir também estúdios e outros espaços onde não só músicos como outros artistas possam ali desenvolver a sua arte. “O preço a pagar não poderia ser muito alto. Mas ao menos que desse para assegurar a sustentabilidade do espaço”, referiu Vítor Paulo Pereira. “Recuperar a Casa do Outeiro é fácil, mas não queremos cair no endividamento”, sublinhou.

PSD espera ligação à auto-estrada para breve

A melhoria das acessibilidades rodoviárias ao concelho foi outro dos temas que subiu à Assembleia Municipal desta sexta-feira. Novamente pela voz de José Augusto Caltas, os social-democratas exibiram a esperança de que a ligação à auto-estrada seja concretizada em breve. “Quero manifestar desde já os parabéns à Câmara Municipal pela forma como tem conseguido conduzir este processo”, disse o deputado. “Que possa efetivamente, porque é um anseio de todos, concretizar-se o que esperamos há muitos anos que é esta ligação à auto-estrada. Estaremos sempre disponíveis para participar neste grande nosso objetivo”.
Na resposta, o presidente da Câmara disse ter recebido com alegria as palavras do deputado ‘laranja’. No entanto, Vítor Paulo Pereira lembrou que “quando falamos em ligação à auto-estrada, não falamos em ligação a Paredes de Coura. Trata-se da ligação ao parque industrial”. No entanto, o autarca socialista não resistiu a enviar a ‘achega’ à direita. “Ainda a ‘criança não nasceu’ e o PSD já está a reclamar alguma paternidade”, disse. “Devo lembrar no entanto ao deputado José Augusto que no plano de proximidade elaborado pelo anterior Governo (que me causou alguma estranheza e até alguma revolta) não estava a ligação a Paredes de Coura. Havia investimentos por todo o lado! Parece no entanto que o Sr. Secretário de Estado [das Infraestruturas, Transportes e Comunicações (até 2015)] Sérgio Monteiro se esqueceu de Paredes de Coura”, atirou Vítor Paulo Pereira.
O presidente da Câmara desaconselhou, acima de tudo, otimismos excessivos. “Estamos a trabalhar nesse sentido. Mas, apesar de novos, já compreendemos que o otimismo não serve para nada. Devemos aguardar com serenidade e trabalhar”, finalizou.

Veja o vídeo em [copie para a barra de endereços]:
https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1001698056567450/

Últimas