PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira: «A gravata está na cabeça e não no fato que se veste»

29 Outubro, 2016 - 12:09

185

0

Aos microfones da Antena 3, o presidente da Câmara de Paredes de Coura deixou críticas aos políticos mais preocupados com a aparência.

“O nosso programa eleitoral [PS] foi feito em minha casa com portas abertas. Entrava um. Saía outro. Uns a dar ideias e outros a riscar”. Numa conversa bem-disposta, foi desta forma que Vítor Paulo recordou na Antena 3 os momentos que antecederam a sua estreia como presidente da Câmara de Paredes de Coura, em 2013. “A maior parte dos políticos vive acompanhada de «spin doctors» que dizem: «Ó Sr. Ministro não faça isto… ó Sr. Ministro não faça aquilo!». E o homem não faz nada! Vive quase num colete de forças”, lamentou o autarca courense, ao seu estilo, no programa conduzido pelas locutoras Ana Galvão e Joana Marques.
De baterias apontadas aos políticos mais preocupados com a aparência do que propriamente com a excecução, Vítor Paulo Pereira lembrou que “a gravata está na cabeça e não no fato que se veste”. Numa breve passagem sobre a sua história de vida, o autarca socialista defendeu também que a idade e a vida pessoal não devem influenciar demasiado a maneira de ser de cada pessoa. “Quando és solteiro, és mais «louco». Depois a [constituição de] família dá-te alguma sensatez. Mas é uma burrice as pessoas tornarem-se muito prudentes e muito sensatas de um momento para o outro”, disse Vítor Paulo Pereira que recomenda sobretudo “equilíbrio”. “Eu quando fui professor dizia muito aos meus alunos: «Vocês são uma desgraça! Não separam o trabalho do divertimento!»”, exemplificou.
O presidente da Câmara, também um dos fundadores do Festival de Paredes de Coura, definiu o evento como “uma boa escola de gestão e de administração”. Recordou aos ouvintes sucessivamente que é formado em História e, na hora de liderar a autarquia, havia por isso várias matérias que não dominava. “As pessoas não devem ter medo. Devem encarar os desafios!”, exclamou.
De regresso ao programa eleitoral, o presidente de Câmara recordou o que já tinha dito há três anos. “É imperfeito e inacabado. Se começamos a prometer, as pessoas já não acreditam! As pessoas preferem que lhes digam que não conseguimos fazer, mas vamos tentar para depois fazer. Fazer promessas é uma coisa estúpida e completamente fora de contexto. É uma tristeza!”, lamentou.
O presidente da Câmara foi ainda desafiado a falar do quanto ganha. Disse o valor e deixou «recados» ao poder central. “Acho que ganho pouco atendendo à responsabilidade que tenho. Ganho pouco para as 10 a 12 horas que trabalho por dia!”, atirou. “Os políticos [na generalidade] são mal pagos. O problema é que a maior parte dos portugueses também ganha pouco”, lamentou Vítor Paulo Pereira.
Incontornavelmente, o edil courense fez questão de afirmar Paredes de Coura como uma terra que “marca a diferença”. “Até certa altura, a Lego não era interessante para grande parte das pessoas. A partir de determinado momento começaram a existir eventos Lego por todo o lado. Paredes de Coura foi pioneira nisso. Mas nós não gostamos de fazer as coisas apenas duas vezes por ano”, apontou. “Temos a Caixa dos Brinquedos, um espaço de 600m2, em que os miúdos podem ir para lá brincar”.
Recorde-se que o «Arte em Peças» está a decorrer em Paredes de Coura durante este fim-de-semana. O evento promete deslumbrar miúdos e graúdos com as mais fantásticas construções que por estes dias preenchem todos os espaços do Centro Cultural. Este sábado e domingo o «Arte em Peças» é dedicado ao público em geral, com horário de abertura das 14h00 às 19h00, depois de toda a semana ter sido dedicada a grupos escolares, numa iniciativa promovida pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Comunidade 0937, um grupo de entusiastas da Lego que todos os anos promove esta celebração em torno da legomania e que agarra múltiplas gerações.
De referir que a passagem de Vítor Paulo Pereira pela Antena 3 aconteceu dias depois após ter dado uma «Grande Entrevista» à Rádio Vale do Minho onde fez o balanço de três anos à frente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Pode ouvir a «Grande Entrevista» do presidente da Câmara de Paredes de Coura à Rádio Vale do Minho AQUI [copie o link para a barra de endereços]:

Últimas