PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Vítor Paulo Pereira: ‘A cultura tem tanta importância como a universidade’

15 Abril, 2016 - 11:59

146

0

Em entrevista à RTP, o presidente da Câmara de Paredes de Coura promoveu a iniciativa «Realizar: poesia».

O presidente da Câmara de Paredes de Coura considera que “a cultura já faz parte da vida das pessoas”. Em entrevista à RTP, Vítor Paulo Pereira falou sobre a iniciativa «Realizar: Poesia» que vai decorrer em Paredes de Coura entre os próximos dias 21 e 25 de Abril. Do programa constam declamações de poesia, exposições, tertúlias e caminhadas. O autarca courense defende que “a cultura, hoje, tem tanta importância como a universidade. Está em todo o lado! Torna os jovens mais competitivos quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista emocional”.
A iniciativa «Realizar: poesia» promete “abordar vários espaços da vila e concelho de Paredes deCoura. O Centro Cultural será o palco privilegiado de várias iniciativas, no entanto terá lugar em outros espaços como o Parque de Estacionamento Subterrâneo de Paredes de Coura, a Reserva Natural de Corno de Bico, o Centro de Estudos Mário Cláudio e intervenções em bares e outros estabelecimentos comerciais da vila. “Os festivais literários estão a pulular por todo o lado. Deus queira que tenham o mesmo contágio que as Feiras Medievais”, disse o autarca courense. “Prefiro um festival de poesia ou literatura a uma Feira Medieval, mas não tenho nada contra as feiras medievais. O que vamos fazer em Paredes de Coura é um encontro de poesia onde ela será o tema central. Mas vamos ter também lançamentos de livros, debates, dança, teatro… que seja um trabalho próximo com as escolas no sentido de criar esta dinâmica cultural”, sublinhou.
Este ano evoca-se o centenário da morte do poeta Mário de Sá-Carneiro que, revela a organização, inspirou o surgimento do «Realizar:poesia». Assim, do programa faz parte a exposição “Milanos me separam de amanhã – percurso ao universo de Mário de Sá-Carneiro no centenário da sua morte”, a inaugurar no dia de abertura do evento e que estará patente durante 30 dias, até 22 de maio.
O «Realizar:Poesia» é uma produção da Fértil Cultural. É organizado pela Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Últimas