PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Vinhos: Monção e Melgaço estão a lançar uma nova marca de espumante por ano

25 Novembro, 2022 - 20:07

1237

0

Festa do Espumante de Melgaço.

Os números mais do que duplicaram desde 2010 e foram enaltecidos esta sexta-feira pela presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dora Simões, na cerimónia de abertura da edição deste ano da Festa do Espumante de Melgaço.

 

“Em 2010 existiam 10 marcas de espumante na sub-região Monção/Melgaço. Hoje temos 22 marcas ativas”, disse Dora Simões. Uma média de uma nova marca por ano nesta sub-região.

 

“A espumantização da casta Alvarinho apresenta resultados francamente encorajadores. A CVRVV só pode aplaudir e encorajar esta produção, que representa hoje uma importante extensão dos portefólios dos produtores”, disse a responsável.

 

Mas os números positivos não se esgotam aqui.

 

“Nos últimos 10 anos, a comercialização de espumante aumentou em mais de 30%”, referiu Dora Simões desafiando a sub-região a apostar ainda mais no enoturismo.

 

 

Batista: “Melgaço é destino obrigatório para a descoberta de grandes brancos”

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Melgaço sublinhou que “promover, apoiar e potenciar os produtores de Monção/Melgaço é apoiar e desenvolver a economia local e contribuir para um futuro melhor. A marca Portugal começa a ser sinónimo de grandes e bons vinhos. Monção e Melgaço são hoje um contributo ativo na afirmação de Portugal pela qualidade e valor dos seus produtos”.

 

“A Festa do Espumante que ousamos concretizar pela primeira vez em 2015 revelou-se, de imediato, um enorme sucesso. Acompanhou, ao longo destes anos, o crescimento exponencial dos nossos produtores de vinho”, prosseguiu

 

“Os nossos espumantes são reconhecidos. Melgaço é, sem dúvida, um destino obrigatório para a descoberta de grandes brancos reconhecidos e premiados”.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

 

Festa do Espumante até domingo

A Festa do Espumante arrancou esta sexta-feira, no Largo do Mercado, em Melgaço. Até domingo o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.

 

A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.

 

O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.

 

 

Dezassete produtores de espumante

São 17 produtores de espumante e nove de produtos locais que estão a participar no evento.

 

Sessões de Showcooking, com a confeção de propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com espumantes da casta Alvarinho, protagonizadas pelos chefs Chakall (Cozinha Divina), Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin), acompanhados pelo sommelier e provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos), que aliás, guiará também provas comentadas ao longo dos três dias, são as propostas deste ano.

 

As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: dia 25 com Patrícia Teixeira (voz) e Paulo Jorge Pires (piano) e o DJ Tata; dia 26 com o trio musical Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo), seguindo-se o DJ Pedro Simões (RFM).

 

 

 

Programa

25 de novembro

11h00 – Abertura ao público

16h00 – Prova Comentada 1 | Espumante Alvarinho, o saber fazer, a casta e o terroir

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

17h00 – Abertura oficial

19h00 – Showcooking & Harmonização 1

Chefe Chakall (Cozinha Divina) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

22h00 – Música ao Vivo com Paulo Jorge Pires

23h55 – DJ Tata

 

 

26 de novembro

12h00 – Abertura da festa

15h30 – Showcooking & Harmonização 2

Chefe Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

18h30 – Prova Comentada 2 | Torne-se especialista na prova de Espumante Alvarinho

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

22h00 – Trio musical

Bruno Pereira (guitarra e voz), Andréa Domingues (voz) e Roberto Martins (baixo)

23h55 – DJ Pedro Simões, RFM

 

27 de novembro

12h00 – Abertura da festa

15h30 – Showcooking & Harmonização 3

Chefe António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

16h30 – Prova Comentada 3 | Saiba o que vai bem com Espumante Alvarinho

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

18h00 – Encerramento

 

 

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.

 

Este evento é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas