PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Vinhos: Loureiro de Monção destacado e elogiado na imprensa nacional

17 Outubro, 2021 - 20:39

1888

0

Feito à base da casta Loureiro (85%) com um complemento de Alvarinho (15%)

Já provou o Barão do Hospital Loureiro 2020? Trata-se de um projeto da Falua, empresa de referência na produção de vinhos da região do Tejo, que pertence ao grupo Roullier e está em fase de expansão, tendo adquirido recentemente a Quinta do Hospital, em Monção, na sub-região de Monção e Melgaço.

 

O vinho mereceu destaque na revista Visão, pela opinião do crítico gastronómico Manuel Gonçalves da Silva, que o coloca entre “três vinhos com provas dadas”.

 

“Este é o território de eleição da casta Alvarinho, como se sabe, e o Barão do Hospital demonstra-o bem com a sua intensidade, a sua elegância e o seu caráter. E o preço também é excelente, atendendo à qualidade”, inicia o crítico.  “Mas o nosso destaque vai para o Loureiro, porventura mais discreto no que respeita à elegância e complexidade, mas com uma frescura dificilmente igualável”, avalia.

 

 

Barão do Hospital Loureiro 2020
[Fotografia: Falua]

 

 

Feito à base da casta Loureiro (85%) com um complemento de Alvarinho (15%). “O mosto fermentou a baixa temperatura e o vinho permaneceu longamente sobre as borras finas. Apresenta aspeto cristalino, cor amarelo-citrina, aroma intenso com boas notas frutadas e florais, em especial a frutos cítricos, a folha e flor de loureiro, paladar vivo com grande frescura e alguma mineralidade”, descreve Manuel Gonçalves que, para acompanhamento, sugere  peixes, mariscos, saladas ou pratos leves.

 

Conta a Falua no seu site que “o título Barão do Hospital foi atribuído a um dos proprietários da Quinta do Hospital”. “Acredita-se que as terras onde se situa a Quinta foram doadas pela mãe de Dom Afonso Henriques – a Condessa Dona Teresa de Leão – à Ordem do Hospital. Na Idade Média os Hospitais eram destinados a acolher e dar hospitalidade a viajantes”.

 

 

[Fotografia capa: Falua]

Últimas