PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Praia de Âncora

Vila Praia de Âncora assinala 91 anos de elevação a vila esta quarta-feira

8 Julho, 2015 - 08:49

205

0

Dia vai ser repleto de atividades com destaque para a reunião de Câmara e concerto com Simone de Oliveira, Nuno Feist e As Três Marias.

Assinalam-se esta quarta-feira os 91 anos da elevação de Vila Praia de Âncora a vila. Para celebrar a efeméride, os ancorenses vão poder assistir a uma série de atividades com destaque para a reunião de Câmara e o concerto com Simone de Oliveira, Nuno Feist e As Três Marias.
O dia começa com o hastear da bandeira, pelas 09h30; a que se seguem a inauguração da exposição “Família de Pescadores com ascendência galega” às 10h00 e a conferência “As Origens da Comunidade Marítima de Vila Praia de Âncora”, pelas 10h30. Também o executivo caminhense quer homenagear os ancorenses e vai realizar a reunião de câmara no Centro Coordenador de Transportes às 15h00. O dia termina em grande com um concerto memorável com Simone de Oliveira, Nuno Feist e As Três Marias, na Praça da República, pelas 22h00.
A exposição intitulada “Família de Pescadores com ascendência galega” estará patente no Portinho, em Vila Praia de Âncora e visa ilustrar as famílias de pescadores ancorenses com ascendência galega, na sua maioria oriundas de A Guarda, na vizinha Galiza. Poderão ser visualizados painéis genealógicos que comprovam as ligações familiares entre as duas vilas piscatórias. De facto, em 1825, surgiu o primeiro pescador conhecido – António Verde – que se fixou com a sua família na antiga freguesia de Santa Marinha de Gontinhães. Lentamente, ao longo do mesmo século, mais 60 famílias galegas chegaram (ou formaram-se) com a mesma origem – Franco, Lomba, Gavinho, Vaz, Alonso, Castro, Vicente, Peña, Guizantes, por exemplo, são alguns dos apelidos das famílias. A sua fixação foi decisiva para o desenvolvimento da pesca. A inauguração está agendada para as 10h00.
De seguida, no edifício da DocaPesca, no Campo da Castelo, vai realizar-se a palestra “As Origens da Comunidade Marítima de Vila Praia de Âncora”, a cargo de Maria Aurora Rego. Esta conferência visa fundamentar e aprofundar a importância da fixação de famílias de pescadores de origem guardesa no arranque e no desenvolvimento da pesca em Vila Praia de Âncora. A economia da comunidade de Gontinhães baseava-se até então na agricultura de subsistência, complementada pela atividade de construção militar, civil e religiosa levada a cabo por importantes mestres canteiros e pedreiros que erigiram obras de vulto um pouco por todo o país. Mas, com a chegada dos pescadores galegos assistiu-se a um exponencial desenvolvimento demográfico que culminou com a elevação de Santa Marinha de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, em 8 de julho de 1924.
O executivo caminhense quis presentear todos os ancorenses e vai realizar a reunião de Câmara também na vila. Em discussão e votação estarão entre vários assuntos a adenda ao protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Caminha e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho de Caminha, o concurso para arrendamento de um espaço destinado à instalação de um estabelecimento comercial no Parque Dr. Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora e a criação do topónimo “Passeio de A Guarda” e “Largo do Porto Novo” também na vila.
O dia termina com um concerto de Simone de Oliveira, Nuno Feist e As Três Marias, na Praça da República, às 22h00.

Últimas