Vila Nova de Cerveira comemora hoje, dia 1 de outubro, 703 anos de existência. Foi neste dia, em 1321, que teve lugar a concessão do primeiro Foral pelo rei D. Dinis.
O dia vai ser de festa na Vila das Artes, através de um programa que homenageia personalidades e entidades pelo “papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação”.
Durante a tarde, vão também realizar-se as Cerimónias Oficiais do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade.
O programa começa pelas 9h30, com o momento protocolar do Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional e do Hino de Cerveira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, a Sessão Solene de Imposição de Medalhas Municipais decorre durante a manhã, no Palco das Artes.
A autarquia vai reconhecer 30 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento educativo, económico, artístico, saúde, associativo e desportivo do concelho (Medalhas de Mérito Municipal); oito bombeiros voluntários (Medalha Municipal de Bons Serviços); 20 jovens atletas e todos os docentes em funções no Agrupamento de Escola de Vila Nova de Cerveira (Menções Honrosas), além de distinguir 12 trabalhadores da autarquia com a Medalha Municipal de Serviço Público.
Realça o Município que a distinção de cerveirenses ligados à educação e ao desporto tem a ver com “áreas prioritárias” na estratégia do executivo liderado por Rui Teixeira, por “contribuírem significativamente para a estabilidade e a formação dos nossos jovens, pois além de atuarem como gestores da aprendizagem, promovem valores fundamentais para a inserção das crianças e adolescentes no meio social.
Comentários: 0
0
0