PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Vigo: Café quase ao preço do gasóleo (um café com leite já é mais caro)

17 Janeiro, 2023 - 00:34

624

0

Preço das diárias também subiu.

Se planeia ir a Vigo nos próximos dias, prepare a carteira se fizer intenções de tomar um café. E respire fundo antes de ver a conta… porque não. Não é engano.

 

Segundo o jornal Atlántico, já é difícil encontrar um local nesta cidade galega onde um simples café custe menos de 1,50 euros.

 

No entanto, se for servido na esplanada, são mais 15 cêntimos e o total será 1,65 euros – o mesmo preço do gasóleo em Portugal, que é vendido a 1,654 euros por litro.

 

Se for um café com leite, o preço sobe para 1,70 euros. Somando os 15 cêntimos da esplanada, o total será 1,85 euros. Mais caro até que a gasolina 95, que é vendida a 1,694 euros por litro.

 

Refere aquele jornal que o preço do café diminui quanto maior for a distância do centro da cidade.

 

Há locais onde custa 1,30 euros e outros ainda a um euro. Mesmo assim muito mais caro do que as vilas raianas portuguesas, do Alto Minho, onde a média oscila entre os 70 e os 80 cêntimos.

 

 

 

Qual a razão para estes preços?

Explica aquele jornal que muitos estabelecimentos aproveitaram a passagem de ano para atualizar os preços. O setor ainda sofre o golpe provocado pela pandemia durante 2020 e 2021.

 

Porém, a principal razão está no custo energético. Segundo apurou o Atlántico, a máquina de café é, de longe, o eletrodoméstico que mais consome neste tipo de estabelecimentos. É a principal responsável pelo aumento das faturas da luz nestes locais.

 

Mas o disparo não se esgota aqui. Também as diárias aumentaram de preço. Já há refeições a 15 euros e “raramente baixam os 12”.

 

Outros restaurantes, refere ainda o jornal, optaram por retirar determinados pratos da ementa devido à subida de preços de algumas matérias-primas.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Inflação

Últimas