PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Viana/Windfloat: PS questiona Governo sobre acautelamento dos interesses dos pescadores

28 Junho, 2019 - 16:20

180

0

PUB José Manuel Carpinteira, deputado pelo PS na Assembleia da República eleito por Viana do Castelo, perguntou ao Governo se está disponível para acautelar os interesses das comunidades piscatórias de Caminha […]

PUB

José Manuel Carpinteira, deputado pelo PS na Assembleia da República eleito por Viana do Castelo, perguntou ao Governo se está disponível para acautelar os interesses das comunidades piscatórias de Caminha e Vila Praia de Âncora que serão afetadas pela instalação de uma central eólica para a produção de energia elétrica, denominada Central Eólica Offshore Windfloat Atlantic, ao largo de Viana do Castelo.

Este empreendimento, “de grande interesse para a região e para o país”, irá naturalmente “provocar alguns efeitos colaterais às comunidades piscatórias locais”, apontou o socialista. Desta forma, esses efeitos “poderão comprometer a sustentabilidade económica e social das empresas que desenvolvem a sua atividade na área de implantação do projeto”, explicou o parlamentar.

José Manuel Carpinteira recordou que a EDP Renováveis e o Executivo estão “em negociações com cerca de 16 armadores que habitualmente utilizam a zona de pesca por onde vai passar o cabo de energia da central eólica para uma justa indemnização”.

No entanto, o Grupo Parlamentar do PS teve “conhecimento de que a Associação de Pescadores Profissionais do Rio Minho e Mar não foi chamada à mesa das negociações e, por isso, manifesta a sua elevada preocupação por não estarem a ser acautelados os interesses das comunidades piscatórias de Caminha e Vila Praia de Âncora”.

Segundo o deputado socialista, “estes pescadores estão a ser fortemente discriminados, porque, por um lado, não são chamados às negociações para eventual indemnização, e, por outro lado, terão as zonas onde mais exercem a sua atividade sobrecarregadas com os armadores que operavam na área de implantação da central eólica”.

Por isso, os deputados do PS querem saber se a ministra do Mar vai resolver esta situação, “acautelando os legítimos interesses” destas comunidades piscatórias.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas